Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Luiz Kennedy Cruz-
dc.creatorPrado, José Willer do-
dc.creatorCalegario, Cristina Lelis Leal-
dc.creatorSantos, Antônio Carlos dos-
dc.date.accessioned2023-03-31T14:21:08Z-
dc.date.available2023-03-31T14:21:08Z-
dc.date.issued2022-10-22-
dc.identifier.citationMACHADO, L. K. C. et al. Produção da indústria ferroviária brasileira: investimentos nacionais e internacionais. Revista Ciências Administrativas, Fortaleza, v. 28, p. 1-14, 2022. DOI: 10.5020/2318-0722.2022.28.e11621.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56411-
dc.description.abstractThe objective of this work was to analyze the relationship between national public and private investments and Foreign Direct Investment (FDI), with the Brazilian production of parts and accessories for railway vehicles, as well as the provision of maintenance services for these vehicles. The research has an exploratory and quantitative nature, using regression with data in time series over 16 years, which made it possible to develop three econometric models in which the dependent variable was the production of the railway sector. Among the results, the greater independence of railway production from government subsidies stands out, with the growth of railway production being directly related to the expressive private investment it has been receiving. However, it cannot be said that the inflow of foreign capital into the transport sector is impacting the production of the railway sector.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFundação Edson Queiroz, Universidade de Fortaleza (Unifor)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Ciências Administrativaspt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInvestimento privadopt_BR
dc.subjectInvestimento direto estrangeiropt_BR
dc.subjectSetor ferroviáriopt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectPrivate investmentpt_BR
dc.subjectForeign direct investmentpt_BR
dc.subjectRailway sectorpt_BR
dc.titleProdução da indústria ferroviária brasileira: investimentos nacionais e internacionaispt_BR
dc.title.alternativeProduction of the brazilian railway industry: national and international investmentspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho foi analisar a relação entre os investimentos nacionais públicos e privados e o Investimento Direto Estrangeiro (IDE), com a produção brasileira de peças e acessórios para veículos ferroviários, bem como a prestação de serviços de manutenção nestes veículos. A pesquisa tem caráter exploratório e natureza quantitativa, utilizando-se de uma regressão com dados em séries temporais em um período de 16 anos, o que possibilitou desenvolver três modelos econométricos no qual a variável dependente foi a produção do setor ferroviário. Dentre os resultados, destaca-se a maior independência da produção ferroviária dos subsídios do governo, sendo o crescimento da produção ferroviária diretamente relacionado com o expressivo investimento privado que ela vem recebendo. No entanto, não pode-se dizer que a entrada de capital estrangeiro no setor de transporte esteja impactando na produção do setor ferroviário.pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons