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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlvarenga, Carolina Faria-
dc.creatorNogueira, Thuanny Aparecida-
dc.creatorCardona, Maria João-
dc.date.accessioned2023-04-17T17:04:01Z-
dc.date.available2023-04-17T17:04:01Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationALVARENGA, C. F.; NOGUEIRA, T. A.; CARDONA, M. J. A construção de uma política pública de gênero e cidadania na educação de infância portuguesa. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 24, p. 1730-1755, dez. 2022. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e87712.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56659-
dc.description.abstractThis work is part of a research that aimed to understand how strategies and challenges in the process of building the Education Guide – Gender and citizenship – preschool, a citizenship and gender equality guide for portuguese preschool education. From a historical perspective, it had as theoretical support the concepts of configuration and interdependence relations, by Norbert Elias; and gender, by Joan Scott. From the methodological approach of the policy cycle, by Stephen Ball do, semi-interviews were carried out with seven women-teachers, who participated in the process of building the Guide. Starting from the definition of a public policy is necessary to study the participation of all social conte xts, we emphasize that the participation of each of these professionals was fundamental for the strengthening of this policy, between equality policies and education policies.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceZero-a-Seispt_BR
dc.subjectEducação pré-escolar - Portugalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGuiãopt_BR
dc.subjectChildhood Education - Portugalpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.titleA construção de uma política pública de gênero e cidadania na educação de infância portuguesapt_BR
dc.title.alternativeConstruction of a public policy on gender and citizenship in portuguese children's educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é parte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender as estratégias e os desafios no processo de construção do Guião de Educação – Gênero e cidadania – pré-escolar, um guião de cidadania e igualdade de gênero para a educação pré-escolar portuguesa. A partir de um olhar histórico, teve como suporte teórico os conceitos de configuração e relações de interdependência, de Norbert Elias; e gênero, de Joan Scott. A partir da abordagem metodológica do ciclo de políticas, de Stephen Ball, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sete mulheres-professoras, que participaram do processo de construção do Guião. Partindo do pressuposto de que para a compreensão de uma política pública é necessário analisarmos tanto o contexto social, como a participação dos indivíduos, ressaltamos que a participação de cada uma dessas profissionais foi imprescindível para a solidificação dessa política, na articulação entre as políticas de Igualdade e as políticas de Educação.pt_BR
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