Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/57004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silveira, Jardel Batista Borges | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T17:07:56Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16T17:07:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, J. B. B. Inovação responsável e mobilidade urbana inteligente: aspectos do Estado de Minas Gerais. 2023. 85 p. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/57004 | - |
dc.description.abstract | Innovations have appeared in society with relevant frequency and with rapid transformations. It is pointed out that technological advances can bring benefits, but, without a careful analysis, they can hide unwanted effects. In this sense, Responsible Innovation is concerned with the impact of introducing innovations in society. It refers here to the notion that the innovation process and the interaction of the actors must be transparent and thought together based on some principles including mutual responsibility and concern for the future that is planned to arrive with the innovations. One of the contexts in which a profusion of technologies has emerged concerns urban mobility, especially in relation to intelligent mobility, which aims to combat the problems of the current system. It is also noteworthy that when it comes to mobility, the State of Minas Gerais has relevant points to be observed, due to its transport network and population contingent, plus the need to meet the objectives related to the transport system proposed in the 2030 Agenda of Sustainable development. From this, based on a quantitative methodology, we sought to analyze through the principles of responsible innovation in the context of smart mobility in eight cities in Minas Gerais that have more than one hundred thousand inhabitants, through a semi-structured questionnaire with 31 indicators in six categories. The results indicate a non-positive evaluation of the indicators, demonstrating that the gains from innovations have not been perceived. It is also placed through the indicators, their evaluation frequencies and correlations, the significant margin of possible improvement for the system, indicating questions for reflection that must be analyzed and applied to innovations aimed at improving evaluations, thus achieving a mobility system more sustainable and responsive urbanization. Among the correlations benefits that can come with the adoption of shared mobilities, active and micro mobility proved to be correlated. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Inovação responsável | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade inteligente | pt_BR |
dc.subject | Cidades inteligentes | pt_BR |
dc.subject | Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Responsible innovation | pt_BR |
dc.subject | Smart mobility | pt_BR |
dc.subject | Smart cities | pt_BR |
dc.subject | Minas Gerais state (Brazil) | pt_BR |
dc.title | Inovação responsável e mobilidade urbana inteligente: aspectos do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.title.alternative | Responsible innovation and smart urban mobility: aspects of the state of Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Grützmann, André | - |
dc.contributor.referee1 | Antonialli, Luiz Marcelo | - |
dc.contributor.referee2 | Costa Júnior, Hélio Lemes | - |
dc.description.resumo | As inovações têm aparecido na sociedade com relevante frequência e com rápidas transformações. Pontua-se que os avanços tecnológicos podem trazer benefícios, mas, sem uma análise apurada, podem ocultar efeitos indesejados. Nesse sentido, a Inovação Responsável preocupa-se com o impacto da introdução de inovações na sociedade. Refere-se aqui a noção de que o processo de inovação e a interação dos atores deve ser transparente e pensados em conjunto se baseando em alguns princípios inclusive de responsabilidade mútua e preocupação com o futuro que se planeja chegar com as inovações. Um dos contextos que tem emergido uma profusão de tecnologias diz respeito a mobilidade urbana, em especial em relação a mobilidade inteligente que visando combater os problemas do atual sistema. Destaca-se ainda que em se tratando de mobilidade, o Estado de Minas Gerais tem relevantes pontos a serem observados, devido a sua malha de transportes e contingente populacional, acrescido da necessidade de atender os objetivos relacionados ao sistema de transporte propostos na Agenda 2030 de Desenvolvimento sustentável. A partir disso, baseados em uma metodologia quantitativa se buscou analisar mediante os princípios da inovação responsável no contexto da smart mobility em oito cidades mineiras que possuem mais de cem mil habitantes, por meio de um questionário semiestruturado com 31 indicadores em seis categorias. Os resultados indicam para uma avaliação não positiva dos indicadores, demonstrando que os ganhos das inovações não têm sido percebidos. Coloca-se ainda por meio dos indicadores, suas frequências de avaliação e correlações, a margem significativa de melhoria possível para o sistema, indicando questões para reflexões que devem ser analisadas e aplicadas as inovações visando a melhoria das avaliações, atingindo assim um sistema de mobilidade urbana mais sustentável e responsivo. Dentre as correlações benefícios que podem vir com a adoção de mobilidades compartilhadas, ativa e micro mobilidade se mostraram correlatas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Administração e Economia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Mercadologia | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9826972917788278 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração - Mestrado (Dissertação) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Inovação responsável e mobilidade urbana inteligente: aspectos do Estado de Minas Gerais.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons