Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/57412
Título: Hematological parameters for male nile tilapia fed different oil sources
Título(s) alternativo(s): Parâmetros hematológicos de machos de tilápia do nilo alimentadas com diferentes fontes de óleo
Palavras-chave: Fish nutrition
Mean corpuscular volume
Hemoglobin
Hematocrit
Nutrição de peixe
Volume corpuscular médio
Hemoglobina
Hematócrito
Data do documento: Mar-2018
Editor: Universidade Federal de Uberlândia
Citação: NAVARRO, R. D. et al. Hematological parameters for male nile tilapia fed different oil sources. Bioscience Journal, Uberlândia, v. 34, n. 2, p. 378-384, Mar./Apr. 2018.
Resumo: A tilápia é uma das espécies mais criadas no Brasil pois apresenta resistência a doenças virais, bacterianas e parasitárias, quando comparada a outros peixes cultivados. O conhecimento sobre os componentes do sangue e de suas funções é importante para o as condições de equilíbrio normais e patológicas. Foram avaliadas diferentes fontes de óleo na alimentação de machos reprodutoras de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) sobre os parâmetros hematológicos. Para isso, foram utilizadas 80 machos reprodutores de tilápia do Nilo. Cada alimento foi suplementado com 6% de diferentes fontes lipídicas, sendo: óleo de soja; óleo de milho; óleo de linhaça; óleo de peixe. O manejo alimentar incluiu dois alimentação diária às 8 horas e 4 horas, no valor de 3% do peso corporal. A ingestão de dieta era 232,2 g / dia. Nenhuma diferença significativa foi detectada pela percentagem de glóbulos vermelhos, volume corpuscular médio, o hematócrito, eo percentual de leucócitos dizer. No entanto, para a concentração média corpuscular de hemoglobina (CHCM) e hemoglobina, peixes alimentados com óleo de soja apresentaram valores significativamente mais elevados do que outros tratamentos. O óleo de soja, caracterizada por ferro com uma elevada biodisponibilidade, levou a níveis mais elevados de hemoglobina e CHCM em tilápia do Nilo, que, possivelmente, podem refletir uma maior oxigenação nos peixes. No entanto, o óleo de peixe originado pelos maiores valores de ambos os componentes do sangue (o hematócrito, glóbulos vermelhos) e imunitários (trombócitos, monócitos, neutrófilos e linfócitos) do sistema.
URI: http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36725
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/57412
Aparece nas coleções:DMV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.