Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/57991
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSaltarelli, Eliza Pinto Narciso-
dc.date.accessioned2023-06-28T19:51:37Z-
dc.date.available2023-06-28T19:51:37Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.date.submitted2022-08-30-
dc.identifier.citationSALTARELLI, E. P. N. Um conto de fadas moderno: a história de casais de docentes de universidades públicas sob a perspectiva Dual Career. 2023. 149 p. Tese (Doutorado em Administração)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/57991-
dc.description.abstractThe study of the dual career phenomenon has been widely explored in the international literature and has recently proved fruitful for conducting research in the Brazilian context. Based on the conception of a family in which the couple develops their careers while maintaining a family life, studies have focused on organizational and objective aspects. This dissertation explores subjective and individual aspects of dual careers based on a career concept encompassing objective and subjective dimensions and understands it as a dynamic, unstable trajectory contextualized in time and space. The study aimed to understand the experience of the dual carrier from the report of professor couples of Brazilian public universities using the life story method, the data collection technique of semi-structured interviews, the thematic content analysis technique, and under a qualitative and socio-constructionist perspective. We sought to answer the following question: How is dual career experienced among public university professors? The categories discussed and analyzed were the couples' history, domestic routine, professional routine, career, and family planning. The impact of the pandemic on the couple's routine and gender were discussed as emerging categories. Finally, we established dual career characteristics among professors of federal universities and significant advances in the field of research, highlighting the importance and impact of using qualitative methodologies such as life history and the socio-constructionist perspective to understand the construction of the dual career reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDual careerpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectCasaispt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectCarreirapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectCouplespt_BR
dc.subjectLife storypt_BR
dc.subjectCareerpt_BR
dc.titleUm conto de fadas moderno: a história de casais de docentes de universidades públicas sob a perspectiva Dual Careerpt_BR
dc.title.alternativeA modern fairy tale: the story of professor couples at public universities under the Dual Career perspectivept_BR
dc.typetesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Capelle, Mônica Carvalho Alves-
dc.contributor.referee1Lourenço, Cléria Donizete da Silva-
dc.contributor.referee2Carvalho, Flaviana Andrade de Pádua-
dc.contributor.referee3Arantes, Isabel Cristina da Silva-
dc.contributor.referee4Silva, Kesia Aparecida Teixeira-
dc.description.resumoO estudo do fenômeno dual career tem sido amplamente explorado na literatura internacional e recentemente tem se demonstrado fecundo para a realização de pesquisas no contexto brasileiro. Baseado na concepção de uma família em que o casal desenvolve suas carreiras simultaneamente com a manutenção de uma vida familiar, os estudos têm privilegiado aspectos organizacionais e objetivos. A proposta desta tese está em explorar aspectos subjetivos e individuais das dual careers, a partir de um conceito de carreira que contemple as dimensões objetivas e subjetivas e entenda-a como uma trajetória dinâmica, instável e contextualizada no tempo e espaço. Utilizando-se do método história de vida, da técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, da técnica de análise de conteúdo temática, e sob uma perspectiva qualitativa e socioconstrucionista, esta tese teve como objetivo compreender a vivência da dual career a partir do relato de casais de docentes de universidades públicas brasileiras. Buscou-se responder a seguinte questão: Como é vivenciada a dual career entre docentes de universidades públicas? As categorias discutidas e analisadas foram: a história dos casais, a rotina doméstica, a rotina profissional, o planejamento da carreira e da família. Como categorias emergentes foram discutidas o impacto da pandemia na rotina do casal e gênero. Por fim, conseguiu-se estabelecer características da dual career entre docentes de universidades federais e avanços significativos para o campo de pesquisa, destacando-se a importância e o impacto do uso de metodologias qualitativas como história de vida e a perspectiva socioconstrucionista para compreender a construção da realidade dual career.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Doutorado (Teses)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons