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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maria Eliza Nogueira-
dc.creatorBorges, Regilson Maciel-
dc.creatorBernardes, Joelma dos Santos-
dc.date.accessioned2023-07-05T16:01:14Z-
dc.date.available2023-07-05T16:01:14Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA , M. E. N.; BORGES, R. M.; BERNARDES, J. dos S. Avaliação da educação superior no sistema estadual paulista: articulações entre o CEE/SP e Unesp/São José do Rio Preto. Revista Tempos e Espaços em Educação, [S.l.], v. 16, n. 35, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58058-
dc.description.abstractThe article analyzes the evaluation processes carried out by the São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto campus and its relationship with the guidelines formulated within the São Paulo State Education Council (CEE/SP). This is documental research based on deliberations and opinions issued by CEE/SP, as well as on the Institutional Development Plans (PDI) and the five-year Institutional Evaluation Reports produced by UNESP/São José do Rio Preto. The analysis considered the cycles of the Institutional Evaluation of UNESP, which began in 2000, with the last report released in 2019. The collection for the evaluation and regulation gathers data from the undergraduate assessment, considering the Enade; the evaluation of Graduate Studies coordinated by Capes; the institutional evaluation of research, from all the evaluative and regulatory processes developed by the Institution; the institutional evaluation of the extension, according to the parameter of the National Policyof University Extension (PNEU); and the management, whose data reveal that the process is anchored in the management perspective, aiming at the best allocation of budget, financial and human resources in the HEI. The results show that UNESP follows the directives in the CEE/SP deliberations about the evaluation and regulation processes for HEIs. UNESP has a robust system integrated and interconnected with the various academic sectors, whose purpose is to collect institutional data from the different assessment processes that feed back into the Institution's general regulation system.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Tempos e Espaços em Educaçãpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectUNESPpt_BR
dc.titleAvaliação da educação superior no sistema estadual paulista: articulações entre o CEE/SP e Unesp/São José do Rio Pretopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo analisa os processos de avaliação realizados pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus São José do Rio Preto, e sua relação com as diretrizes formuladas no âmbito do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP). Trata-se de uma pesquisa documental com base em deliberações e pareceres emitidos pelo CEE/SP, assim como nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) e nos Relatórios de Avaliação Institucional quinquenais produzidos pela UNESP/São José do Rio Preto. A análise considerou os ciclos da Avaliação Institucional da UNESP, iniciado no ano de 2000, sendo o último relatório divulgado em 2019. A coleta para a avaliação e a regulação reúne dados da avaliação da graduação, considerando o Enade; da avaliação da Pós-Graduação coordenada pela Capes; da avaliação institucional da pesquisa, a partir de todos os processos avaliativos e regulatórios desenvolvidos pela instituição; da avaliação institucional da extensão, conforme parâmetro da Política Nacional deExtensão Universitária (PNEU); e da gestão, cujos dados revelam que o processo se ancora na perspectiva do gerenciamento, visando a melhor alocação do orçamento, e dos recursos financeiro e humano na IES. Os resultados demostram que a UNESP segue as diretrizes presentes nas deliberações do CEE/SP, no que se refere aos processos de avaliação e regulação para as IES. A UNESP é dotada de um robusto sistema integrado e interligado com os diversos setores acadêmicos, cuja finalidade é coletar dados institucionais dos diferentes processos de avaliação que retroalimentam o sistema geral de regulação da Instituição.pt_BR
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