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Título : Taxonomia da Ciência Aberta: revisada e ampliada
Título(s) alternativo(s): Taxonomía de la ciencia abierta: revisada y ampliada
Taxonomy of Open Science: revised and expanded
Autor: Silveira, Lúcia da
Ribeiro, Nivaldo Calixto
Melero, Remedios
Mora-Campos, Andrea
Piraquive-Piraquive, Daniel Fernando
Uribe-Tirado, Alejandro
Sena, Priscila Machado Borges
Polanco-Cortés, Jorge
Santillán-Aldana, Julio
Silva, Fabiano Couto Corrêa da
Araújo, Ronaldo Ferreira
Enciso-Betancourt, Andrés Mauricio
Fachin, Juliana
Palavras-chave: Ciência Aberta -Taxonomia
Comunicação Científica
Representação do Conhecimento
Ciencia abierta - Taxonomía
Comunicación científica
Representación del conocimiento
Open Science - Taxonomy
Scientific Communication
Knowledge Representation
Unesco
Publicador: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Data da publicação: 30-Jun-2023
Referência: SILVEIRA, Lúcia da; RIBEIRO, Nivaldo Calixto; MELERO, Remedios; MORA-CAMPOS, Andrea; PIRAQUIVE-PIRAQUIVE, Daniel Fernando; URIBE-TIRADO, Alejandro; SENA, Priscila Machado Borges; POLANCO-CORTÉS, Jorge; SANTILLÁN-ALDANA, Julio; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da, ARAÚJO, Ronaldo Ferreira; ENCISO-BETANCOURT, Andrés Mauricio; FACHIN, Juliana. Taxonomia da Ciência Aberta: revisada e ampliada. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 28, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e91712. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/91712. Acesso em: 11 jul. 2023.
Resumo : Objetivo: revisar as terminologias e aplicações da taxonomia de Ciência Aberta para a construção de uma versão mais abrangente, que represente o conhecimento em volta do tema, em conformidade com o cenário atual da comunicação científica e com as recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Método: trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem dedutiva. A primeira etapa foi a revisão das taxonomias, com 12 pesquisadores que se reuniram, semanalmente, para discussões conceituais e epistemológicas relacionadas à Ciência Aberta, e definições metodológicas e procedimentais para a realização do estudo. Resultados: como resultado das análises, foi desenvolvida uma taxonomia para ser avaliada pelos especialistas. Para isso, foi enviado um questionário com perguntas abertas, sobre cada eixo principal da taxonomia, para 68 especialistas. Foram obtidas 21 respostas que cooperaram com a modelagem e exposição dos termos para a nova taxonomia. A taxonomia oriunda desse processo de revisão tem 10 facetas de nível principal e o total de 96 rótulos. Conclusões: a percepção dos especialistas trouxe à tona um panorama congruente com as recomendações da Unesco e do atual cenário da Ciência Aberta.
Abstract: Objective: review the terminologies and applications of the Open Science taxonomy to build a more comprehensive version that represents the knowledge surrounding the topic theme, in accordance with the current scenario of scholarly communication and the recommendations of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco). Method: his is exploratory research with a deductive approach. The first step was the revision of the taxonomies, with the 12 researchers, who met weekly, for conceptual and epistemological discussions related to Open Science and methodological and procedural definitions for the realization of the study. Results: as a result of the analyses, a taxonomy was developed to be evaluated by the experts. For this, a questionnaire with open questions about each main axis of the taxonomy was sent to 68 specialists. We obtained 21 answers that cooperated with the modeling and exposition of the terms of the new taxonomy proposal. The new taxonomy has 10 main level facets and a total of 96 labels. Conclusions: the perception of the experts brought to light a panorama congruent with Unesco recommendations and the current scenario of Open Science.
URI: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/91712
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58102
Idioma: pt_BR
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