Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | André, Pâmela Aparecida Simão | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T12:32:45Z | - |
dc.date.available | 2023-07-19T12:32:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-05 | - |
dc.identifier.citation | ANDRÉ, Pâmela Aparecida Simão. Imagens dialéticas sobre a instituição escolar. 2023. 108p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58156 | - |
dc.description.abstract | The research deals with the theme of the school institution and its representation by undergraduate students mediated by photographic images. The objective is to analyze how these subjects directly involved with school educational activities build their representations about the basic education school in a dialectical perspective that can turn to both criticism and praise directed at this institution that has controversial social functions. As theoretical references, aesthetic-philosophical foundations related to Walter Benjamin´s thought were adopted, concepts such as: dialectical image, game, image-thought, technique and second technique, and Vilém Flusser´s concepts such as: technical image, game and dialectic of images which were incorporated in the production and reading of images constructed by the research subjects. The problem that guided the investigation was: how and degree students represent the school institution of basic education mediated by the production of technical images. As results of the investigation, we present a critical reading of the images produced by the subjects, highlighting the dialectical reading of the images and the construction of clarification about the social role played by the school, even in difficult times. From this reading of images, it was concluded that the way in which the school institution is seen by the subjects of education directly interferes with the educational processes that occur within the school, requiring further investigation of these in order to develop a defense of school education that promote equal education and the commonplace of education as a public good. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Fundamentos Estéticos | pt_BR |
dc.subject | Imagem Dialética | pt_BR |
dc.subject | Escola e sociedade | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | A esthetic Fundamentals | pt_BR |
dc.subject | Dialectic Image | pt_BR |
dc.subject | School and society | pt_BR |
dc.subject | Walter Benjamin | pt_BR |
dc.title | Imagens dialéticas sobre a instituição escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Dialectic images about the school institution | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Betlinski, Carlos | - |
dc.contributor.referee1 | Lobo, Dalva de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Briskievicz, Danilo Arnaldo | - |
dc.description.resumo | A pesquisa trata do tema da instituição escolar e sua representação por parte de estudantes de licenciaturas mediados por imagens fotográficas. O objetivo é analisar como esses sujeitos, diretamente implicados com as atividades educativas escolares, constroem suas representações sobre a escola de educação básica numa perspectiva dialética que tanto pode se voltar às críticas, quanto aos elogios direcionados a essa instituição que possui funções sociais controversas. Como referenciais teóricos, adotou-se fundamentos estético-filosóficos relativos ao pensamento de Walter Benjamin, conceitos como: imagem dialética, jogo, imagem- pensamento, técnica e segunda técnica e, conceitos de Vilém Flusser tais como: imagem técnica, jogo e dialética das imagens que foram incorporados na produção e leitura de imagens construídas pelos sujeitos de pesquisa. O problema que direcionou a investigação foi: como os estudantes de licenciaturas representam a instituição escolar de educação básica mediados pela produção de imagens técnicas. Como resultados da investigação, apresentamos uma leitura crítica das imagens produzidas pelos sujeitos destacando-se a leitura dialética das imagens e a construção do esclarecimento sobre o papel social desempenhado pela escola mesmo em tempos difíceis. A partir dessa leitura de imagens, concluiu-se que a maneira com que a instituição escolar é vista pelos sujeitos da educação interfere diretamente nos processos educativos que ocorrem dentro da escola, sendo necessária uma maior investigação destas em função de desenvolver uma defesa da educação escolar que promova uma educação igualitária e o lugar comum da educação enquanto bem público. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Formação de professores | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9851230864883849 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_ Imagens dialéticas sobre a instituição escolar.pdf | 6,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons