Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndré, Pâmela Aparecida Simão-
dc.date.accessioned2023-07-19T12:32:45Z-
dc.date.available2023-07-19T12:32:45Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.date.submitted2023-05-05-
dc.identifier.citationANDRÉ, Pâmela Aparecida Simão. Imagens dialéticas sobre a instituição escolar. 2023. 108p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58156-
dc.description.abstractThe research deals with the theme of the school institution and its representation by undergraduate students mediated by photographic images. The objective is to analyze how these subjects directly involved with school educational activities build their representations about the basic education school in a dialectical perspective that can turn to both criticism and praise directed at this institution that has controversial social functions. As theoretical references, aesthetic-philosophical foundations related to Walter Benjamin´s thought were adopted, concepts such as: dialectical image, game, image-thought, technique and second technique, and Vilém Flusser´s concepts such as: technical image, game and dialectic of images which were incorporated in the production and reading of images constructed by the research subjects. The problem that guided the investigation was: how and degree students represent the school institution of basic education mediated by the production of technical images. As results of the investigation, we present a critical reading of the images produced by the subjects, highlighting the dialectical reading of the images and the construction of clarification about the social role played by the school, even in difficult times. From this reading of images, it was concluded that the way in which the school institution is seen by the subjects of education directly interferes with the educational processes that occur within the school, requiring further investigation of these in order to develop a defense of school education that promote equal education and the commonplace of education as a public good.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFundamentos Estéticospt_BR
dc.subjectImagem Dialéticapt_BR
dc.subjectEscola e sociedadept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectA esthetic Fundamentalspt_BR
dc.subjectDialectic Imagept_BR
dc.subjectSchool and societypt_BR
dc.subjectWalter Benjaminpt_BR
dc.titleImagens dialéticas sobre a instituição escolarpt_BR
dc.title.alternativeDialectic images about the school institutionpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee1Lobo, Dalva de Souza-
dc.contributor.referee2Briskievicz, Danilo Arnaldo-
dc.description.resumoA pesquisa trata do tema da instituição escolar e sua representação por parte de estudantes de licenciaturas mediados por imagens fotográficas. O objetivo é analisar como esses sujeitos, diretamente implicados com as atividades educativas escolares, constroem suas representações sobre a escola de educação básica numa perspectiva dialética que tanto pode se voltar às críticas, quanto aos elogios direcionados a essa instituição que possui funções sociais controversas. Como referenciais teóricos, adotou-se fundamentos estético-filosóficos relativos ao pensamento de Walter Benjamin, conceitos como: imagem dialética, jogo, imagem- pensamento, técnica e segunda técnica e, conceitos de Vilém Flusser tais como: imagem técnica, jogo e dialética das imagens que foram incorporados na produção e leitura de imagens construídas pelos sujeitos de pesquisa. O problema que direcionou a investigação foi: como os estudantes de licenciaturas representam a instituição escolar de educação básica mediados pela produção de imagens técnicas. Como resultados da investigação, apresentamos uma leitura crítica das imagens produzidas pelos sujeitos destacando-se a leitura dialética das imagens e a construção do esclarecimento sobre o papel social desempenhado pela escola mesmo em tempos difíceis. A partir dessa leitura de imagens, concluiu-se que a maneira com que a instituição escolar é vista pelos sujeitos da educação interfere diretamente nos processos educativos que ocorrem dentro da escola, sendo necessária uma maior investigação destas em função de desenvolver uma defesa da educação escolar que promova uma educação igualitária e o lugar comum da educação enquanto bem público.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letraspt_BR
dc.subject.cnpqFormação de professorespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851230864883849pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_ Imagens dialéticas sobre a instituição escolar.pdf6,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons