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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Nivaldo Calixto-
dc.creatorOliveira, Dalgiza Andrade-
dc.creatorDiniz, Jonas Aron Cardoso-
dc.date.accessioned2023-08-03T16:40:18Z-
dc.date.available2023-08-03T16:40:18Z-
dc.date.issued2023-08-02-
dc.identifier.citationRIBEIRO, N. C.; OLIVEIRA, D. A. .; DINIZ, J. A. C. O movimento disruptivo da Ciência Aberta presente na obra cinematográfica “O óleo de Lorenzo”. Ciência da Informação em Revista, [S. l.], v. 10, n. 1/3, p. 1–17, 2023. DOI: 10.28998/cirev.2023v10c. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/14133.pt_BR
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.28998/cirev.2023v10cpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58234-
dc.description.abstractThis study aims to demonstrate the framework of Open Science in the 1992 movie The oil of Lorenzo, adrenoleukodystrophy (ALD). In addition, the film portrays the environment of scientific research. The exciting film presents a real learning experience for those who watch it.With emotional overload, the story rescues values such as persistence, resilience, determination, dedication and love for others. In the scientific context, it addresses ethicalissues, lack of interest in government, researchers and sup-port foundations, but also the pioneering spirit of researchers at the beginning of their careers and of some already on the way to retirement. This study can be characterized as bibliographic, documental and descriptive, supported by a film analysis with a focus on Open Science, present in this work, as a possibility to develop more efficient investigation, with the cooperation of research laboratories from different countries, free access to research results in scientific articles and communications at events. Finally, it mentions the need for investments in research and highlights the real importance of science for society. The analysis was carried out in two moments, in the decomposition of the film and four units of analysis. Regarding Open Science, at various times, disruptive ballasts can be identified that align the script to events related to the debates or practices of this movement.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceCiência da Informação em Revistapt_BR
dc.subjectCiência Abertapt_BR
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectCinema na ciênciapt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectMétodo científicopt_BR
dc.subjectOpen sciencept_BR
dc.subjectScientific researchpt_BR
dc.subjectCinema in sciencept_BR
dc.subjectFilm analysispt_BR
dc.subjectScientific methodpt_BR
dc.titleO movimento disruptivo da Ciência Aberta presente na obra cinematográfica “O óleo de Lorenzo”pt_BR
dc.title.alternativeThe disruptive movement of Open Science present in the cinematographic work "The oil of Lorenzopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo demonstrar o enquadramento da Ciência Aberta no filme O Óleo de Lorenzo, de 1992. Trata-se de um roteiro cinematográfico baseado em fatos reais que reproduz a luta de um garoto e de seus pais contra uma doença degenerativa, a Adrenoleucodistrofia (ALD). Além disso, o filme retrata o ambiente da pesquisa científica. Comovente, o filme apresenta um verdadeiro aprendizado para aqueles que o assistem. Com sobrecarga emocional, a história resgata valores como a persistência, superação, determinação, dedicação e amor ao próximo. No contexto científico, aborda questões éticas, desinteresse governamental, de pesquisadores e de fundações de apoio, mas também, o espírito desbravador de pesquisadores em início de carreira e de alguns já em vias de se aposentar. Este estudo, pode ser caracterizado como bibliográfico, documental e descritivo, sustentado por uma análise fílmica com foco na Ciência Aberta, presente nesta obra, como possibilidade de desenvolver investigação mais eficiente, com a cooperação de laboratórios de pesquisa de diversos países, acesso livre a resultados de pesquisa em artigos científicos e comunicações em eventos. Por fim, menciona-se a necessidade de investimentos em pesquisa e destaca-se a real importância da ciência para a sociedade. A análise foi realizada em dois momentos, na decomposição do filme e, por meio da análise de conteúdo utilizando quatro unidades de análises. Com relação à Ciência Aberta, em vários momentos, podem ser identificados lastros disruptivos que alinham o roteiro fílmico a eventos relacionados aos debates, disputas e práticas desse movimento.pt_BR
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