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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBernardo, Rodrigo Antônio-
dc.creatorSuart, Rita de Cássia-
dc.creatorSouza, Josefina Aparecida de-
dc.date.accessioned2023-12-20T18:55:12Z-
dc.date.available2023-12-20T18:55:12Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBERNARDO, R. A.; SUART, R. de C.; SOUZA, J. A. de. Contribuição de uma sequência de aulas investigativas para a promoção da argumentação em química. Revista Debates em Ensino de Química, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 294-315, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/58712-
dc.description.abstractArgumentation is a fundamental social activity for a more critical and citizenship action. For this, it becomes relevant that we are able to argue from scientifically informed data, through security sources from different areas of knowledge, and the school is one of the spaces for this thinking and attitudes to be promoted. Thus, an inquiry teaching approach can contribute to the development of cognitive and argumentative skills essential for a more critical performance in everyday situations. Therefore, this research aimed to investigate the argumentative skills developed by students in the 3rd year of high school in a public school, during the development of a sequence of six classes based on the inquirt teaching approach, guided by anOriented Reflection Process. This process enables teachers and pre service teachers, mediated by a more experienced teacher, a constantly reflect on teaching practice. The sequence of classes with the theme "dye" was developed and applied during the participation of the pre service teacher, author of this work, in anoriented reflection group. To assess the promotion of argumentation, the cognitive levels of the questions proposed by the pre service teacherduring the classes were analyzed, as well as the argumentative skills presented by the students. The results suggest that some argumentative skills were developed during the classes, such as elaboration of hypothesis / conclusion, reflection on the evidence, formulation of explanations and justifications. Studies and meetings with the more experience teacher were essential for the classes’ sequence to present characteristics of the inquiry teaching approach.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Debates em Ensino de Químicapt_BR
dc.subjectCorantespt_BR
dc.subjectExigência cognitivapt_BR
dc.subjectDyespt_BR
dc.subjectCognitive requirementspt_BR
dc.titleContribuição de uma sequência de aulas investigativas para a promoção da argumentação em químicapt_BR
dc.title.alternativeContributions to a inquiry sequencie of classes to promote argumentation in chemistrypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA argumentação é uma atividade social fundamental para uma atuação mais crítica e cidadã. Para isso, torna-se relevante que sejamos capazes de argumentar a partir de dados cientificamente informados, por meio de fontes seguras advindas das diferentes áreas do conhecimento e, a escola, é um dos espaços para que esse pensamento e atitudes sejam promovidos. A abordagem de ensino por investigação pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e argumentativas essenciais para uma atuação mais crítica sobre situações cotidianas. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo investigar as habilidades argumentativas desenvolvidas por estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, durante o desenvolvimento de uma sequência de sete aulas baseada na abordagem investigativa, orientada por um Processo de Reflexão Orientada. Este processo possibilita aos professores e futuros professores, mediados por um professor mais experiente, uma reflexão constante sobre a prática docente. A sequência de aulas com a temática corante foi desenvolvida e aplicada durante a participação do professor em formação inicial, autor deste trabalho, em um grupo de reflexão orientada. Para avaliar a promoção da argumentação, foram analisados os níveis cognitivos das questões propostas pelo professor em formação inicial durante as aulas, bem como as habilidades argumentativas apresentadas pelos estudantes. Os resultados obtidos sugerem que algumas habilidades argumentativas foram desenvolvidas durante as aulas, tais como, elaboração de hipótese/conclusão, reflexão acerca das evidências, formulação de explicações e justificativas. Os estudos e as reuniões com a professora formadora foram fundamentais para que a sequência de aulas apresentasse características da abordagem investigativa.pt_BR
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