Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Keila Montes Pereira-
dc.date.accessioned2024-04-08T15:54:02Z-
dc.date.available2024-04-08T15:54:02Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.date.submitted2024-03-12-
dc.identifier.citationRODRIGUES, K. M. P. Leitura literária na alfabetização: articulações possíveis entre as estratégias e as fases de leitura. 2024. 115 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59059-
dc.description.abstractWe start from the premise that reading is a permanent process of interaction between reader and text, in which subjects rely on certain purposes that guide reading as well as on their previous knowledge and experiences, in order to produce meanings and effectively understand texts. From this perspective, the research aims to identify how literary reading, based on the proposal of reading strategies, can contribute to the advancement of the reading phases of children in the literacy process. For this, the proposed investigation is configured in a participant research, with a qualitative and descriptive approach, taking as a technical and investigative procedure the systematic observation, from the application of reading activities, during the school year of 2022, in a class of the 1st year of elementary school, of a municipal school, located in Campo das Vertentes, Minas Gerais. As a theoretical basis, we highlight the studies of Solé (1998) regarding reading strategies, of Girotto and Souza (2010) regarding strategies specifically directed to literary reading and the studies of Ferreiro and Teberosky (1999) on the phases of reading. The analysis of this investigation shows that the reading actions and strategies carried out with the literary text contributed to the advancement of the reading phases and to the process of literary literacy of children in the 1st year of elementary school, in the process of literacy. Such observations allow us to emphasize the importance of planning pedagogical actions that favor reading strategies, as such stimuli contribute significantly to the cognitive development of children's reading phases, to the process of reading comprehension and to the process of reader formation. In addition, this research presents as an educational product the realization of an extension mini-course, entitled Reading strategies: reflections on the contributions to the training of reading mediators in basic education, with a workload of 40 hours, aimed at the community, undergraduates, graduate students and education professionals, especially teachers of early childhood education and the early years of elementary school. The mini-course, linked to the Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) of UFLA, included virtual activities, through Google Meet and virtual campus and face-to-face meetings, in the morning at the UFLA education department, in the year 2023.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectFases da leiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProcessos cognitivospt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectReading phasespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectCognitive processespt_BR
dc.titleLeitura literária na alfabetização: articulações possíveis entre as estratégias e as fases de leiturapt_BR
dc.title.alternativeLiterary reading in literacy: possible articulations between reading strategies and phasespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee2Souza, Renata Junqueira de-
dc.description.resumoPartimos da premissa de que a leitura é um processo permanente de interação entre leitor e texto, em que os sujeitos se apoiam tanto em determinadas finalidades que guiam a leitura como em seus conhecimentos e experiências prévias, com a finalidade de produzir sentidos e compreender efetivamente os textos. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo identificar como a leitura literária, a partir da proposta das estratégias de leitura, pode contribuir para o avanço das fases de leitura de crianças em processo de alfabetização. Para isso, a investigação proposta configura-se em uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, tomando como procedimento técnico e investigativo a observação sistemática, a partir da aplicação de atividades de leitura, durante o ano letivo de 2022, em uma turma do 1o ano do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal, localizada no Campo das Vertentes, Minas Gerais. Como base teórica destacamos os estudos de Solé (1998) referentes às estratégias de leitura, de Girotto e Souza (2010) no que concerne às estratégias direcionadas especificamente a leitura literária e os estudos de Ferreiro e Teberosky (1999) sobre as fases da leitura. A análise desta investigação mostra que as ações e estratégias de leitura realizadas com o texto literário contribuíram para o avanço das fases de leitura e para o processo de letramento literário de crianças do 1o ano do ensino fundamental, em processo de alfabetização. Tais observações permitem ressaltar a importância do planejamento de ações pedagógicas, que favoreçam as estratégias de leitura, pois tais estímulos contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo das fases da leitura das crianças, para o processo de compreensão leitora e para o processo de formação de leitores. Além disso, esta pesquisa apresenta como produto educacional a realização de um minicurso de extensão, intitulado Estratégias de leitura: reflexões sobre as contribuições para a formação de mediadores de leitura na educação básica, com carga horária de 40 horas, direcionado a comunidade, a graduandos, a pós-graduandos e aos profissionais da educação, em especial, a professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. O minicurso, vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) da UFLA, contemplou atividades virtuais, via Google Meet e campus virtual e encontros presenciais, no período matutino no departamento de educação da UFLA, no ano de 2023.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6431260816606249pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons