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dc.creatorBezerra, Flávia Hévila Martins-
dc.date.accessioned2024-05-09T16:16:17Z-
dc.date.available2024-05-09T16:16:17Z-
dc.date.issued2024-04-18-
dc.date.submitted2024-02-05-
dc.identifier.citationBEZERRA, F. H. M. Contribuições do desenho universal para aprendizagem no ensino de Ciências na perspectiva da educação inclusiva. 2024. 105 p. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Ambiental)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59113-
dc.description.abstractInclusion is a paradigm shift in the educational environment, as it contributes to reflecting on diversity and the importance of respecting each person's individuality. After the implementation of inclusion in education, schools could no longer continue in the same way with outdated teaching methodologies that contribute to the exclusion of students who do not fit within their parameters. For this reason, Universal Design for Learning (UDL) is a crucial tool. It suggests an effort on the part of educational institutions to modify their teaching methods. UDL proposes adopting an approach that considers the particularities of students with disabilities and everyone present in the school environment. For this reason, the present research aims to explore how Universal Design for Learning (UDL) can assist in the inclusion of students with disabilities, global developmental disorders, and high abilities or giftedness. Specifically, the study focuses on the application of this approach in the teaching of sciences in the early grades of elementary school. With a bibliographical and field-oriented character, it was conducted using a qualitative methodological approach, with the intention of carrying out a pedagogical intervention. The study in question focused on the analysis of inclusion in science education in an institution in the municipal network of Juiz de Fora. Observing gaps in the educational process, discussing how strategies based on Universal Design for Learning can contribute to the promotion of inclusion of children with disabilities. In the intervention, implementing the UDL guidelines contributed to the student's engagement in the class, leaving no room for the student's deregulation. Throughout the intervention, there was a presentation of what was expected for the student to achieve, providing a greater understanding of the content to be addressed, the teaching methodology, and the knowledge they would acquire from the class. Consequently, there was greater interaction of the student with a disability with other classmates and teachers. Therefore, UDL presents itself as a method that provides essential principles and guidelines for effective inclusion in science education. This is because, by using UDL and a variety of resources, it provides the possibility of active participation of all students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDesenho universal para aprendizagem (DUA)pt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectUniversal design for learning (UDL)pt_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.titleContribuições do desenho universal para aprendizagem no ensino de Ciências na perspectiva da educação inclusivapt_BR
dc.title.alternativeContributions of universal design for learning in Science education from the perspective of inclusive educationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Científica e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Gustavo Costa de-
dc.contributor.referee1Souza, Gustavo Costa de-
dc.contributor.referee2Bulhões, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack-
dc.contributor.referee3Santiago, Mylene Cristina-
dc.description.resumoA inclusão é uma quebra de paradigma no meio educacional, pois colabora para refletirmos sobre a diversidade e a importância do respeito à particularidade de cada pessoa. Após a implementação da inclusão na educação, as escolas não poderiam seguir da mesma forma que estavam, com metodologias de ensino antiquadas que contribuem para a exclusão de alunos que não se encaixam em seus parâmetros. Por esse motivo, o Desenho Universal Para Aprendizagem é uma ferramenta crucial. Ele sugere um esforço por parte das instituições educacionais para modificar seu método de ensino. O DUA propõe adotar uma abordagem que venha a considerar as particularidades dos estudantes com deficiência e de todos presentes no meio escolar. Por esse motivo, a presente pesquisa tem por finalidade explorar como o Desenho Universal Para Aprendizagem (DUA) pode auxiliar na inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista do 5° ano do ensino fundamental. Especificamente, o estudo se concentra na aplicação desta abordagem no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem metodológica qualitativa, combinando uma revisão bibliográfica abrangente com observações de campo e entrevistas detalhadas com professores. O objetivo principal foi desenvolver uma intervenção pedagógica eficaz e embasada nas necessidades identificadas. O estudo em questão focalizou a análise da inclusão no ensino de ciências em uma instituição da rede municipal de Juiz de Fora. Observando as lacunas no processo educacional, discutindo como estratégias baseadas no Desenho Universal para Aprendizagem podem contribuir para a promoção da inclusão de crianças com deficiência. Na intervenção, colocando as diretrizes do DUA em prática, contribuiu para o envolvimento do aluno na aula, não houve brecha para desregulação do aluno. No decorrer da intervenção, houve apresentação do que era esperado que o aluno alcançasse, fornecendo uma maior compreensão sobre o conteúdo que seria abordado, a metodologia de ensino e o conhecimento que iriam adquirir com a aula. Consecutivamente, houve maior interação do discente com deficiência com os demais colegas da turma e com professoras. Portanto, o DUA se apresenta como um método que fornece princípios e diretrizes essenciais para efetiva inclusão no ensino de ciências. Isso ocorre porque, ao usar o DUA e uma variedade de recursos, fornece a possibilidade de uma participação ativa de todos os alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentNão especifica vinculação com nenhum departamentopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4598920259375217pt_BR
Aparece nas coleções:Educação Científica e Ambiental - Mestrado (Dissertação)



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