Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRomão, Karolyne Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-08-30T19:23:53Z-
dc.date.available2024-08-31-
dc.date.available2024-08-30T19:23:53Z-
dc.date.issued2024-08-31-
dc.date.submitted2024-05-03-
dc.identifier.citationROMÃO, Karolyne Rodrigues. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores e a formação do gestor escolar: um estudo em universidades federais mineiras. 2024. 91p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59308-
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand the possible impacts of Resolution CNE/CP No. 2/2019 on the training of school administrators in Pedagogy courses, through the analysis of the curriculum frameworks of some federal universities in Minas Gerais, which restructured their curricula in response to the offer of 400 hours in management. The purpose is to examine the choices made by institutions regarding the training of professionals to work in the field of educational management. The relevance of this study is justified by the need to deepen understanding of the implications of Resolution CNE/CP No. 2/2019 and its effects on the training of educational managers, who, under the current resolution, undergo different training processes compared to other fields of Pedagogy. Methodologically, the study is characterized as a documentary, exploratory, and qualitative analysis of the Pedagogy curriculum frameworks, with these frameworks being analyzed through Content Analysis as a data treatment strategy. In the final considerations, there is evidence of a rupture with the historical achievements in teacher training, highlighting the gap between initial and ongoing training. This gap results from both the different training paths of managers and the requirements to work in the field, which directly impacts professional recognition and appreciation. Furthermore, as an educational product resulting from this research, a Conversation Circle is proposed with freshmen in Distance Pedagogy courses, aiming to discuss the advances or setbacks of Resolution CNE/CP No. 2/2019 in the training of school administrators. This initiative seeks to provide a space for reflection and dialogue that allows us to think about the transformations that have occurred in the training of pedagogues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino a Distância (EaD)pt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectNational Curriculum Guidelinespt_BR
dc.subjectTeacher Educationpt_BR
dc.subjectSchool Managementpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectDistance Learning (EaD)pt_BR
dc.subjectEducational Policiespt_BR
dc.titleDiretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores e a formação do gestor escolar: um estudo em universidades federais mineiraspt_BR
dc.title.alternativeNational curriculum guidelines for the initial training of teachers and the training of school administrators: a study in federal universities of Minas Geraispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Cabral, Giovanna Rodrigues-
dc.contributor.referee1Barbosa, Erica Alves-
dc.contributor.referee2Santos, Kildo Adevair dos-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo compreender os possíveis impactos da Resolução CNE/CP N°2/2019 na formação dos gestores escolares em cursos de Pedagogia, mediante a análise das matrizes curriculares de algumas universidades federais de Minas Gerais, que reestruturaram seus currículos em resposta à oferta das 400 horas em gestão. O propósito é examinar as escolhas feitas pelas instituições no que diz respeito à formação de profissionais para atuar na área da gestão educacional. A relevância deste estudo, justifica-se pela necessidade de aprofundar na compreensão dos desdobramentos da Resolução CNE/CP N°2/2019 e seus efeitos na formação de gestores educacionais, os quais, diante da atual resolução, experimentam de processos formativos distintos em relação aos demais campos de atuação da Pedagogia. Em termos metodológicos, o estudo caracteriza-se como uma análise documental, exploratória e qualitativa das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, sendo essas matrizes analisadas a partir da Análise de Conteúdo como estratégia de tratamento de dados. Como considerações finais, evidencia-se uma ruptura com as conquistas históricas alcançadas na formação de professores, destacando-se a lacuna existente entre a formação inicial e continuada. Tal lacuna resulta tanto dos caminhos formativos distintos dos gestores, como os requisitos necessários para atuar na área, o que impacta diretamente a valorização e reconhecimento profissional. Para mais, como produto educacional resultante desta pesquisa, propõe-se uma Roda de Conversa com calouros do curso de Pedagogia à Distância, com o intuito de discutir sobre os avanços ou retrocessos da Resolução CNE/CP N°2/2019 na formação do gestor escolar. Essa iniciativa busca proporcionar um espaço de reflexão e diálogo que permita pensar sobre as transformações ocorridas no âmbito da formação de pedagogos.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1273604792241811pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons