Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXerez, Flávia Helena Saraiva-
dc.date.accessioned2024-09-03T18:56:03Z-
dc.date.available2024-09-03-
dc.date.available2024-09-03T18:56:03Z-
dc.date.issued2024-09-03-
dc.date.submitted2024-02-29-
dc.identifier.citationXEREZ, Flávia Helena Saraiva. O papel da Setec na Bolsa Formação do Pronatec: um olhar sob a perspectiva da governança interativa. 2024. 115p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59316-
dc.description.abstractThis thesis presents the Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), more specifically its Bolsa Formação component, and discusses the role of Setec/MEC as a metagovernor. Pronatec was one Technical and Vocational Education and Training expansion and internalization program developed by the federal government, which created a new form of interaction between the actors involved: demanders, providers and regulators. The theoretical contribution of interactive governance, in association with bibliographical and documentary research and interviews with key actors in the program implementation process, allowed us to understand the nature of the relationships developed between the agents, the roles played by each kind of actor, and the conditions under which the program was carried out. Findings point to the analytical usefulness of the interactive governance theory and the better understanding of operating conditions for complex government programs, which involve diverse actors with different experiences, missions and values, both governmental and non–governmental ones.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/*
dc.subjectBolsa formaçãopt_BR
dc.subjectGovernança interativapt_BR
dc.subjectMetagovernançapt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectSetec/MECpt_BR
dc.subjectPronatecpt_BR
dc.subjectTraining scholarshippt_BR
dc.subjectInteractive governancept_BR
dc.subjectMetagovernancept_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectTechnical and vocational educationpt_BR
dc.titleO papel da Setec na Bolsa Formação do Pronatec: um olhar sob a perspectiva da governança interativapt_BR
dc.title.alternativeThe role of Setec in bolsa formação do Pronatec: a look from the perspective of interactive governancept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação do Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Patrícia Aparecida-
dc.contributor.referee1Tonelli, Dany Flávio-
dc.contributor.referee2Moretto Neto, Luis-
dc.contributor.referee3Silva, Caetana Juracy Rezende-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), mais especificamente seu componente Bolsa Formação, e nele discute o papel da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec/MEC como metalíder. O Pronatec foi um programa de expansão e interiorização da EPT desenvolvido entre 2011 e 2016 pelo governo federal, o qual construiu uma forma nova de interação entre os atores envolvidos: demandantes, ofertantes e reguladores. O aporte teórico da governança interativa, associado à pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas com atores participantes do processo de implementação do programa, permitiu compreender a natureza das relações desenvolvidas entre os agentes, os papeis desempenhados e as condições sob as quais o programa foi implementado. Os achados apontam para a utilidade analítica da teoria da governança interativa e a melhor compreensão de condições de funcionamento para programas governamentais complexos, que envolvem diversos atores com experiências, missões e valores distintos, tanto governamentais quanto não governamentais.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1613676477321082pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons