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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59585
Título: | Eu quero meu celular: as tecnologias digitais, a criança e a educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | I want my cell phone: digital technologies, children and early education |
Autor : | Gomes, Aline Patrícia |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0356140250479112 |
Primeiro orientador: | Mendes, Cláudio Lúcio |
Primeiro membro da banca: | Bruzi, Alessandro Teodoro |
Segundo membro da banca: | Cruz, Luciana Hoffert Castro |
Palavras-chave: | Educação infantil Adaptação escolar Tecnologias digitais Neurociências Desenvolvimento infantil Early childhood education Digital technologies Neuroscience Child development School adaptation |
Data da defesa: | 10-Jul-2024 |
Data da publicação: | 22-Out-2024 |
Referência: | GOMES, Aline Patrícia. Eu quero meu celular: as tecnologias digitais, a criança e a educação infantil. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024. |
Resumo: | Na atualidade, observa-se o uso constante e precoce das tecnologias digitais na primeira infância, causando um enorme impacto nas crianças. O excesso de uso de telas tem sido apontado pela literatura especializada, em especial pelos estudos neurocientíficos, como algo prejudicial ao desenvolvimento cognitivo. O presente trabalho teve por objetivo investigar quais são as influências das tecnologias digitais na adaptação inicial da criança na Educação Infantil, observando seus comportamentos e seus processos de aprendizagem ligados à memória e atenção. Os objetivos específicos foram os seguintes: 1) utilizar conhecimentos da Neurociências para compreender a relação entre o cérebro da criança e o uso das tecnologias digitais; 2) discutir a atuação do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem com base na Neurociências; 3) analisar como os pais e responsáveis entendem e tratam a relação das crianças com as tecnologias digitais.Para atingir os objetivos, primeiramente, propôs-se uma revisão bibliográfica para entender, com base na Neurociências, como o cérebro aprende e quais as suas possíveis modificações com o uso das tecnologias digitais. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, observando os sujeitos da pesquisa durante dois meses, sendo um no início do primeiro semestre e o outro no início do segundo semestre de 2023, mediante ferramentas de coleta e análise de dados etnográficos. Para a coleta de dados, utilizaram-se técnicas etnográficas de observação de duas turmas do 1º período da Educação Infantil, entrevistas com as famílias para investigar como se dá o uso das tecnologias no ambiente familiar e quem participa da interação criança-tela. As professoras também foram entrevistadas para verificar como compreendem e percebem as influências do uso precoce de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Empregou-sea noção de diário de pesquisa com o intuito de se fazer os registros do passo a passo da investigação, a fim de contribuir com a análise dos dados que, além de se apoiar teoricamente na Neurociências, dialogou com alguns princípios dos Estudos Culturais, articuladamente com algumas ferramentas etnográficas. Conclusivamente, das análisessugerem a necessidade de estratégias pedagógicas que equilibrem o uso de tecnologia com atividades que promovam a interação social, a criatividade e o movimento físico. Esse equilíbrio é crucial para garantir um desenvolvimento infantil holístico e integrado. A pesquisa também sublinha a importância de considerar o contexto familiar e as estratégias de mediação parental na análise do impacto das telas no desenvolvimento infantil. |
Abstract: | Currently, the constant and early use of digital technologies in early childhood is observed, causing a significant impact on children. Excessive screen time has been pointed out by specialized literature, particularly by neuroscientific studies, as detrimental to cognitive development. This study aimed to investigate the influences of digital technologies on the initial adaptation of children in Early Childhood Education, observing their behaviors and learning processes related to memory and attention. The specific objectives were as follows: 1) Utilize knowledge from neuroscience to understand the child's brain and the use of digital technologies; 2) Discuss the role of the teacher as a mediator of the teaching and learning process based on neuroscience; 3) Analyze how parents and guardians understand and manage children's relationship with digital technologies.To achieve these objectives, a literature review was first proposed to understand, based on neuroscience, how the brain learns and its possible modifications with the use of digital technologies. Subsequently, a qualitative field research was conducted, observing the subjects over two months, one at the beginning of the first semester and the other at the beginning of the second semester of 2023, using ethnographic data collection and analysis tools. Ethnographic observation techniques were used to collect data from two classes of the 1st period of Early Childhood Education, along with interviews with families to investigate how digital technologies are used in the family environment and who participates in the child-screen interaction. Teachers were also interviewed to understand their perceptions of the early use of digital technologies in the children's teaching and learning process. A research diary was employed to record the step-by-step investigation, contributing to the data analysis, which, in addition to being theoretically supported by neuroscience, engaged with some principles of Cultural Studies and ethnographic tools. Conclusively, the analysis suggests the need for pedagogical strategies that balance the use of technology with activities that promote social interaction, creativity, and physical movement. This balance is crucial for ensuring a holistic and integrated child development. The research also emphasizes the importance of considering the family context and parental mediation strategies in analyzing the impact of screen time on child development. |
URI: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59585 |
Publicador: | Universidade Federal de Lavras |
Idioma: | por |
Aparece nas coleções: | DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) |
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