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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Raquel Márcia Fontes-
dc.creatorRocha, Gladys-
dc.date.accessioned2024-11-07T16:40:45Z-
dc.date.available2024-11-07T16:40:45Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMARTINS, Raquel Márcia Fontes; ROCHA, Gladys. Alfabetização de crianças surdas em língua portuguesa. Cuadernos De Educación Y Desarrollo, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 2794-2809, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/1239pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59664-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to present reflections on the literacy of deaf children in Portuguese language -LP (GESSER, 2009; PEREIRA, 2011; KAIL, 2013; FREITAS, 2020). It seeks to understand elements that need to be considered in the processes ofteaching and learning the written word for deaf children. The analysis undertaken draws parallels with the literacy of hearing children, considering a crucial difference between these and deaf children: while for the hearing child, literacy in Portuguese language involves learning the writing of his own mother tongue, for the deaf child, this literacy involves learning the writing of a second language that is also oral and not signaled, as their mother tongue, the Brazilian Sign Language -Libras. It is pointed out, in conclusion, that it is essential to know the nature of sign languages and also to take Libras as a reference in the literacy process of deaf children in LP.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceCuadernos De Educación Y Desarrollopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCrianças surdaspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectDeaf childrenpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.titleAlfabetização de crianças surdas em língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeLiteracy for deaf children in portuguese languagept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo deste estudo é apresentar reflexões sobre a alfabetização de crianças surdas em língua portuguesa – LP (GESSER, 2009; PEREIRA, 2011; KAIL, 2013; FREITAS, 2020). Busca-se compreender elementos que precisam ser considerados nos processos de ensino e de aprendizagem da palavra escrita para crianças surdas. A análise empreendida traça paralelos com a alfabetização de crianças ouvintes, considerando uma diferença crucial entre estas e as crianças surdas: enquanto para a criança ouvinte, a alfabetização em língua portuguesa envolve a aprendizagem da escrita de sua própria língua materna, para a criança surda, essa alfabetização envolve a aprendizagem da escrita de uma segunda língua que, inclusive, é oral e não sinalizada, como a sua língua materna, a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Aponta-se, como conclusão, que é fundamental conhecer a natureza das línguas sinalizadas e também tomar a Libras como referência no processo de alfabetização de crianças surdas em LP.pt_BR
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