Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelizardo, Luiz Flávio-
dc.creatorSilva, Vanessa de Souza-
dc.creatorCarmo, Gisleine do-
dc.creatorGualberto, Daniel Rocha-
dc.creatorAntonialli, Luiz Marcelo-
dc.date.accessioned2024-11-19T12:41:08Z-
dc.date.available2024-11-19T12:41:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFELIZARDO, Luiz Flávio et al. Análise discriminante e probabilidade de evasão dos alunos de engenharia de produção na UFSJ. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 14, n. 1, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59696-
dc.description.abstractStudent dropout in higher education is a problem that affects several educational institutions, and can cause academic, social and economic waste. In this context, the present study aimed to identify the characteristics that most discriminate the group of evasers from the group of non evasers in the Production Engineering course at the Federal University of São João del-Rei (UFSJ). To achieve such results, information regarding the students who entered the mentioned course between the years 2014 and 2018 was extracted from the institution's database. Subsequently, these were exported to the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software and the discriminant analysis technique was used. The results of the research showed that there is a considerable amount of dropouts happening in the analyzed course. It was also possible to find a discriminant function with a real accuracy of over 90%, which allows the preemptive identification of students more likely to drop out of the course and consequently facilitate the work of management or coordination so that they can act differently with such students in order to avoid dropouts.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceRevista de Gestão e Secretariadopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectAnálise discriminantept_BR
dc.subjectDropoutpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectDiscriminant analysispt_BR
dc.titleAnálise discriminante e probabilidade de evasão dos alunos de engenharia de produção na UFSJpt_BR
dc.title.alternativeDiscriminant analysis and evasion probability of production engineering students at UFSJpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA evasão estudantil no ensino superior é um problema que afeta diversas instituições de ensino, podendo causar desperdícios acadêmicos, sociais e econômicos. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar as características que mais discriminaram o grupo de alunos evasores dos não evasores no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Para alcançar tais resultados foram extraídos da base de dados da instituição informações a respeito dos alunos que ingressaram no curso mencionado entre os anos de 2014 e 2018. Posteriormente foi realizada a exportação destes para o software Statistical Package for the Social Sciences(SPSS) e utilizada a técnica de análise discriminante. Os resultados da pesquisa demonstraram que existe uma considerável quantidade de evasões acontecendo no curso analisado. Foi possível ainda, encontrar uma função discriminante com precisão real de mais de 90% que permite a preemptiva identificação de alunos mais propensos a abandonar ocurso e consequentemente facilitar o trabalho da gestão ou da coordenação para que possam agir de forma diferenciada com tais alunos, a fim de evitar desistências.pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Análise discriminante e probabilidade de evasão dos alunos de engenharia de produção na UFSJ.pdf634,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons