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dc.creatorLopes, Mayara do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-12-12T20:29:44Z-
dc.date.available2024-12-12T20:29:44Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.date.submitted2024-11-22-
dc.identifier.citationLOPES, Mayara do Nascimento. Culturas juvenis afrodiaspóricas como inspiração à educação física decolonial no sul de Minas Gerais: em tempos de agir e ubuntar. 2024. 184 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/59740-
dc.description.abstractThis research animed to conduct na interpretation of the possible contribution of Black peripheral youth cultures in a municipality in the South of Minas Gerais, with a view to implementing a Physical Education program inspired by decolonial approaches in high school. The dynamics that compose the daily narratives of the school environment reflect characteristics and configurations of various social strata, which reproduce colonial strutures by employing hegemonic methodologies that perpetuate na elitist education. Therefore, engaging with Black youth and the spaces they occupy is essential so that we can listen to them and enable discussions that contribute to a more democratic and anti-racist Physical Education. In this way, it is crucial to promote the appreciation of Black self-esteem and aesthetics, influenced by the expressive and cultural resistance actions of Young people, against a racista epistemological model that relegates multiculturalities toe rasure. To this end, we rely on methodological bricolagem with decolonial inspiration, aiming to provoque reflections by mapping Black peripheral youth cultures with the goal of developing and elaborating na alternative proposal. The empirical material was produced based on narrative interviews, visual records, conversation circles, a field diary, collaborative research, and a field diary with a focus group from the second year of high school in the Physical Education classe selected by us. Through na analytical understanding of the empirical contribuitions, we intend to develop a proposition inspired by decolonial theories in Physical Education to articulate na emancipatory education for Black youth in a municipality in the South of Minas Gerais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectEstudos étnicospt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectCulturas afrodiaspóricaspt_BR
dc.subjectDecolonizationpt_BR
dc.subjectEthnic studiespt_BR
dc.subjectMulticultural educationpt_BR
dc.subjectPhysical education teacherspt_BR
dc.titleCulturas juvenis afrodiaspóricas como inspiração à educação física decolonial no sul de Minas Gerais: em tempos de agir e ubuntarpt_BR
dc.title.alternativeAfro-diasporic youth cultures as inspiration for decolonial physical education in southern Minas Gerais: in times of action and ubuntarpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Vieira, Rubens Antônio Gurgel-
dc.contributor.referee2Lopes, João Pedro Goes-
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo realizar uma interpretação sobre as possíveis contribuições das culturas juvenis negras periféricas de um município do Sul de Minas Gerais, com vistas a implementar uma Educação Física com inspiração decolonial no Ensino Médio. As tramas que compõem os enredos do cotidiano escolar apresentam características e configurações das diversas camadas sociais, que reproduzem estruturas coloniais ao utilizarem metodologias hegemônicas que favorecem a manutenção de uma educação elitista. Assim, dialogar com as juventudes negras e os espaços que ocupam faz-se essencial para que possamos escutá-las e possibilitar discussões que contribuam à Educação Física mais democrática e antirracista. Dessa forma, é fundamental fomentar a valorização da autoestima e estética negras atravessadas pelas ações expressivas e de resistência cultural dos jovens, contra um modelo racista epistemológico que relega as multiculturalidades ao apagamento. Para tanto, baseamo-nos em bricolagens metodológicas com inspiração decolonial visando provocar reflexões ao mapear culturas juvenis negras periféricas cujo objetivo é elaborar e desenvolver tal proposta outra. Utilizamos como base da produção do material empírico as entrevistas-narrativas, registros imagéticos, rodas de conversa, diário de bordo, pesquisa-colaborativa e diário de bordo com um grupo focal do segundo ano do Ensino Médio no contexto das aulas de Educação Física elegido por nós. Por meio de uma compreensão analítica das contribuições empíricas, pudemos compor uma proposição inspirada nas teorizações decoloniais à Educação Física centrada na juventude negra de um município do Sul de Minas Gerais, e chegamos à conclusão de que o mapeamento cultural é fundamental às propostas, os estudantes se identificam com as práticas periféricas, a colaboração da comunidade externa é fundamental ao trazerem seus saberes, assim como, o processo envolve muito estudo e desconstrução do pesquisador e professor.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras – FAELCHpt_BR
dc.subject.cnpqEducação físicapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7109943345847420pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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