Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5985
Título: Variação sazonal de algumas características nutricionais e bioquímicas relacionadas com a produção de látex em clones de seringueira [Hevea brasiliensis (Wild.) Muell. Arg.)], em Lavras-MG
Autor: Melo,Renato Figueiredo
Oliveira,Luiz Edson Mota de
Mesquita,Alessandro Carlos
Delú Filho,Nelson
Palavras-chave: Seringueira
látex
invertase
sintase da sacarose
Publicador: Editora da Universidade Federal de Lavras
Data: 1-Dez-2004
Outras Identificações : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542004000600015
Descrição: Objetivou-se com este trabalho avaliar os efeitos das variações climáticas sazonais sobre a produção de látex, a partir de parâmetros relacionados ao fluxo e regeneração de látex e da caracterização bioquímica dos tecidos fonte e dreno, com base nas atividades das enzimas invertase neutra e sintase da sacarose (SuSy). Foram usados folíolos centrais de folhas completamente expandidas de clones de seringueira (RRIM 600, FX 2261 e GT 1) nos meses de dezembro de 2001 e julho de 2002, plantados no Setor de Fisiologia Vegetal da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os dados de produção foram obtidos nos respectivos meses, por meio de sangrias no sistema S ½ (D2/D3), além da utilização de borracha seca em estufa para análises minerais. Pelos dados de produção, verificou-se uma superioridade do clone RRIM 600 sobre os demais e um comportamento semelhante entre os outros clones, apresentando valores superiores no mês de dezembro. Para as características bioquímicas avaliadas, as atividades de ambas as enzimas foram superiores no mês de dezembro em todos os clones, sendo mais representativas nos folíolos do clone RRIM 600. Todos os clones apresentaram valores superiores de açúcares redutores e açúcares solúveis totais em dezembro. Os teores de aminoácidos no clone RRIM 600 foram estatisticamente superiores em julho, ao passo que para os demais clones, esses não diferiram. Os teores de proteínas totais foram superiores no mês de dezembro nos clones RRIM 600 e GT 1, sendo no mês de julho para o clone FX 2261. As análises minerais (N, Pi, Ca e Mg) da borracha seca demonstraram valores inferiores no mês de julho para todas as características avaliadas. O clone GT 1 apresentou maiores valores de nitrogênio total, e os teores de Pi, Ca e Mg foram superiores na borracha seca do clone FX 2261.
Idioma: pt
Aparece nas coleções:Ciência e Agrotecnologia

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.