Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/615
Título: As potencialidades pedagógicas do jogo computacional simcity 4 para a apropriação/mobilização de conceitos matemáticos
Autor: Mendes, Rosana Maria
Grando, Regina Célia
Palavras-chave: Jogo computacional
Tecnologia
Educação matemática
Data da publicação: 29-Mai-2013
Referência: MENDES, R. M.; GRANDO, R. C. As potencialidades pedagógicas do jogo computacional simcity 4 para a apropriação/mobilização de conceitos matemáticos. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 9., 2006, Caxambu, MG. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2006. 1 CD-ROM.
Resumo: A presente pesquisa investigou as estratégias que os sujeitos utilizam no processo de resolução de problemas matemáticos gerados pela estrutura, ação e mediação pedagógica com o jogo computacional Simcity 4. Teve como objetivos: analisar as características do jogo Simcity 4 e a possibilidade que oferece ao sujeito para produzir diferentes estratégias de resolução de problemas; verificar as potencialidades do jogo para a apropriação/mobilização de conceitos matemáticos. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa. Duas duplas foram consideradas como sujeitos. Os dados foram audiogravados e videogravados. Para a análise consideramos situaçõesproblema do jogo. A análise dos dados permitiu verificar as potencialidades do jogo Simcity 4 para a apropriação/mobilização de conceitos matemáticos e a mediação pedagógica pôde ser vista como um processo de comunicação que auxiliou os sujeitos na construção de significados e que teve como característica o diálogo entre a pesquisadora e os sujeitos.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DEX - Trabalhos apresentados em eventos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.