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Título: Análise sensorial de diferentes marcas comerciais de café (Coffea arabica L.) orgânico
Título(s) alternativo(s): Sensory evaluation of differents comercial marks of the organic coffee (Coffea arabica l.)
Autor: Silva, Aline Fonseca da
Minim, Valéria Paula Rodrigues
Ribeiro, Milene Moreira
Palavras-chave: Café orgânico
Qualidade
Análise sensorial
Mapa de Preferência Interno
Organic coffee
Internal Preference Map
Sensory evaluation
Quality
Publicador: Editora da Universidade Federal de Lavras
Data: 1-Dez-2005
Referência: SILVA, A. F. da; MINIM, V. P. R.; RIBEIRO, M. M. Análise sensorial de diferentes marcas comerciais de café (Coffea arabica L.) orgânico. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 29, n. 6, p. 1224-1230, nov./dez. 2005.
Resumo: Produtos orgânicos são polêmicos quanto a sua qualidade sensorial. Neste estudo foi realizado um teste de aceitação em relação a um conjunto de atributos: cor, aroma, sabor e impressão global, no qual sessenta e seis consumidores avaliaram quatro amostras de café orgânico e uma amostra de café convencional de quatro diferentes marcas comerciais. Para a realização desse teste utilizou-se uma escala hedônica de nove pontos e os resultados obtidos foram avaliados por meio de Mapa de Preferência Interno (MDPREF). O MDPREF demonstrou que a amostra de café orgânico ORG-4 obteve maior aceitação pelos consumidores em relação aos quatro atributos avaliados, mostrando que nessa marca de café os atributos em conjunto torna-a bem mais apreciada. A marca de café orgânico ORG-1 foi menos preferida quanto aos atributos cor, sabor e impressão global. A amostra de café CON foi menos aceita quanto ao atributo aroma.
Abstract: Organic products are controversial in relation to sensory quality. In that study an acceptance test was accomplished in relation to a group of attributes: color, aroma, flavor and overall impression, where sixty six consumers evaluated four samples of organic coffee and a sample of conventional coffee of four different commercial marks. For the accomplishment of that test a hedonic scale of nine points was used and the obtained results were analyzed by Internal Preference Map (PREFMD). PREFMD demonstrated that the sample of organic coffee ORG-4 obtained larger acceptance for the consumers in relation to the four attributes, showing that in that mark of coffee the attributes together turn it well appreciated. The mark of organic coffee ORG-1 was less accepted by the consumers in relation to the attributes color, flavor and overall impression. For the attribute aroma, the coffee CON was the one of smaller preference.
Outras Identificações : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542005000600017
Idioma: pt
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