Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Revistas UFLA >
Ciência e Agrotecnologia >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6222

Title: Síntese e caracterização de um novo composto obtido pela reação entre hidreto de trifenilestanho e ácido (±)-mandélico e avaliação de seu potencial biocida sobre o fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense
???metadata.dc.creator???: Barbiéri, Roberto Santos
Lima, Elysio Prado de
Silva, Samuel Ferreira da
Dias, Allan Kardec Carlos
Cardoso, Maria das Graças
Terra, Vilma Reis
Keywords: Compostos organoestânicos
Ácido (±)-mandélico
Efeito biocida
Fusarium
Fusarium oxysporum f. sp. cubense
Publisher: Editora da Universidade Federal de Lavras
???metadata.dc.date???: 1-Jun-2006
Citation: BARBIÉRI, R. S. et al. Síntese e caracterização de um novo composto obtido pela reação entre hidreto de trifenilestanho e ácido (±)-mandélico e avaliação de seu potencial biocida sobre o fungo Fusarium oxysporum f. sp. Cubense. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 30, n. 3 , p. 467-473, maio 2006.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo refere-se à síntese e caracterização de um novo composto organoestânico, pela reação de ácido (±)-mandélico e hidreto de trifenilestanho, em meio de acetonitrila e sob refluxo, [(C6H5)2SnMand 2] {Mand = C6H5CH(OH)COO], identificado por análise elementar de carbono e hidrogênio, espectroscopia no infravermelho e espectrometria de massa de alta resolução, para o qual foi proposta estrutura octaédrica com o grupo fenila em posição trans. Verificou-se que o composto apresenta ação biocida sobre o fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense, sendo mais efetivo que o ácido (±)-mandélico livre. No entanto, a atividade biocida do composto foi menos intensa que a observada para cloreto de estanho hidratado, acetato de trifenilestanho e hidreto de trifenilestanho, empregados para fins de comparação. Nos testes de germinação de conídios e microconídios do mesmo fungo, na presença de [(C6H5)2SnMand 2], os índices de germinação ficaram abaixo de 11%.
Other Identifiers: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000300012
???metadata.dc.language???: pt
Appears in Collections:Ciência e Agrotecnologia

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback