Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Revistas UFLA >
Ciência e Agrotecnologia >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6512

Título: Seletividade de Lecanicillium lecanii (Zimm.) Zare & W. Gams (classe-forma: Hyphomycetes) ao parasitóide Trichogramma atopovirilia Oatman & Platner, 1983 (Hymenoptera: Trichogrammatidae)
Autor(es): Dalvi,Leandro Pin
Polanczyk,Ricardo Antônio
Pratissoli,Dirceu
Melo,Ricardo Lopes de
Holtz,Anderson Mathias
Assunto: Insecta
parasitóide
fungo entomopatogênico
MIP
Publicador: Editora da Universidade Federal de Lavras
Publicação: 1-Out-2007
Outras Identificações: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000500018
Informações adicionais: Estudou-se no presente trabalho, as características biológicas de Trichogramma atopovirilia em ovos de Spodoptera frugiperda sob influência do fungo Lecanicillium lecanii, com o objetivo de verificar, em laboratório, se este entomopatógeno é seletivo ao parasitóide. Os estudos foram desenvolvidos no setor entomologia do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Manejo Fitossanitário "NUDEMAFI". Os indicativos de seletividade adotados foram: número de ovos parasitados, porcentagem de emergência (viabilidade), número de indivíduos por ovo, razão sexual e longevidade das fêmeas que parasitaram. Nenhum desses parâmetros foi afetado pelo fungo, levando à conclusão de que o mesmo é seletivo a T. atopovirilia, possibilitando ser conveniente a utilização simultânea de ambos os agentes de controle biológico no Manejo Integrado de Pragas.
Idioma: pt
Aparece nas coleções: Ciência e Agrotecnologia

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback