Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6513
Título: Seletividade de produtos fitossanitários utilizados na cultura do pessegueiro a Trichogramma pretiosum Riley, 1879 (Hymenoptera: Trichogrammatidae)
Autor: Giolo,Fabrizio Pinheiro
Grützmacher,Anderson Dionei
Manzoni,Cristiane Gindri
Lima,Crislaine Alves Barcellos de
Härter,Wagner da Roza
Müller,Cristiane
Palavras-chave: Agrotóxicos
parasitóide de ovos
controle biológico
Prunus persica L.
Publicador: Editora da Universidade Federal de Lavras
Data: 1-Out-2007
Outras Identificações : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000500019
Descrição: A seletividade de dez formulações comerciais de produtos fitossanitários utilizados na cultura do pessegueiro foi avaliada em laboratório (25±1 ºC, UR 70±10% e fotofase de 14 horas), através da exposição de adultos de Trichogramma pretiosum Riley a resíduos secos dos produtos pulverizados sobre placas de vidro. O número de ovos parasitados por fêmea, foi mensurado e a redução no parasitismo (RP), em relação à testemunha (água), foi utilizada para classificar os compostos em: inócuos (<30% RP), levemente nocivos (30-79% RP), moderadamente nocivos (80-99% RP) e nocivos (>99% RP). Os produtos fitossanitários captana, ditianona, mancozebe, metoxifenozida e óxido cuproso foram inócuos; glifosato e óleo mineral foram levemente nocivos e abamectina, cianamida e etofenproxi foram nocivos a T. pretiosum.
Idioma: pt
Aparece nas coleções:Ciência e Agrotecnologia

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.