Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/7026
Título: Produção de biomassa, teor e exportação de macronutrientes em plantas de repolho em função de doses de nitrogênio e de espaçamentos
Autor: Aquino, Leonardo Angelo de
Puiatti, Mário
Lélis, Marcelo Magri
Pereira, Paulo Roberto Gomes
Pereira, Francisco Hevilásio Freire
Palavras-chave: Brassica oleraceae var. capitata
Repolho - Qualidade
Nitrato
População
Publicador: Editora da Universidade Federal de Lavras
Data: 1-Out-2009
Referência: AQUINO, L. A. de et al. Produção de biomassa, teor e exportação de macronutrientes em plantas de repolho em função de doses de nitrogênio e de espaçamentos. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 33, n. 5 , p. 1295-1300, out. 2009.
Resumo: Avaliou-se o efeito de três espaçamentos (80x30, 60x30 e 40x30 cm) e de cinco doses de N (0, 75, 150, 225 e 300 kg ha-1) sobre a produção de massa seca (MS), teores e exportação de macronutrientes na cultura do repolho. Conduziu-se o experimento a campo, na Horta de Pesquisas do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, no período de 23/09 a 20/12/2002. Utilizou-se o esquema parcelas subdivididas, delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, sendo os espaçamentos dispostos nas parcelas e as doses de N nas subparcelas. Na colheita das cabeças, retiraram-se amostras das folhas as quais, após secas a 65ºC, foram submetidas às análises para os teores de N (N-NO3- e N-total), P, K, Ca, Mg e S. Incremento das doses de N proporcionou aumento da produção de MS, dos teores de N (N-NO3- e N-total), P e Mg e das quantidades de macronutrientes exportadas pela cultura. Aumento no espaçamento proporcionou maiores teores de N (N-NO3- e N-total), P, S e Ca, e menor produção de massa seca e da quantidade de K exportada pela colheita.
Outras Identificações : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000500014
Idioma: pt
Aparece nas coleções:Ciência e Agrotecnologia

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.