Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/7220
Título: Qualidade física de neossolo quartzarênico submetido a diferentes sistemas de uso agrícola
Autor: Sales, Luís Eduardo de Oliveira
Carneiro, Marco Aurélio Carbone
Severiano, Eduardo da Costa
Oliveira, Geraldo César de
Ferreira, Mozart Martins
Palavras-chave: Manejo de solos arenosos
Plantio direto
Integração lavoura pecuária
Alterações estruturais do solo
Publicador: Editora da Universidade Federal de Lavras
Data: 1-Jun-2010
Referência: SALES, L. E. de O. et al. Qualidade física de neossolo quartzarênico submetido a diferentes sistemas de uso agrícola. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 34, n. 3, p. 667-674, maio 2010.
Resumo: Apesar da existência de informações descritivas sobre solos arenosos das regiões tropicais, àquelas referentes ao manejo e conservação são escassas. No presente estudo, objetivou-se avaliar as alterações dos atributos físico-hídricos de um Neossolo Quartzarênico Órtico em função do uso e manejo com vistas à definição de sistemas de manejo sustentáveis. O estudo foi conduzido no município de Mineiros, GO, em áreas submetidas a cinco sistemas de uso e manejo do solo, sendo: Pastagem (PAS), Plantio direto de Soja (PDS) e de milho (PDM), Integração agricultura-pecuária (IAP) e cerrado nativo (CER). Coletaram-se cinco amostras por sistema nas camadas de 0 a 10 e 10 a 20 cm no inverno de 2005 e verão de 2006, para avaliação da densidade do solo, micro e macroporosidade e condutividade hidráulica do solo saturado. Os atributos físico-hídricos avaliados não variaram com a época de amostragem. Os valores de microporosidade indicam baixa retenção da água disponível às plantas. O uso agrícola do solo promoveu alterações em todos os atributos avaliados. A macroporosidade do solo foi o atributo mais sensível às alterações estruturais decorrentes do manejo, contudo, sem apresentar valores considerados limitantes ao crescimento das plantas. A redução da condutividade hidráulica do solo saturado em áreas de atividade antrópica comprometeu a qualidade do solo e pode afetar a recarga do lençol freático e aumentar o processo erosivo. A manutenção da cobertura vegetal do solo é considerada medida-chave para exploração agropecuária nessas áreas.
Outras Identificações : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542010000300020
Idioma: pt
Aparece nas coleções:Ciência e Agrotecnologia
DCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.