Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/7439
Título: Viabilidade econômica do uso do sistema de irrigação por gotejamento na cultura da cebola
Autor: Vilas Boas, Renato Carvalho
Pereira, Geraldo Magela
Reis, Ricardo Pereira
Lima Junior, Joaquim Alves de
Consoni, Rodrigo
Palavras-chave: Irrigação localizada
Considerações econômicas
Allium cepa L
Publicador: Editora da Universidade Federal de Lavras
Data: 1-Ago-2011
Referência: VILAS BOAS, R. C. et al. Viabilidade econômica do uso do sistema de irrigação por gotejamento na cultura da cebola. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 35, n. 4, p. 781-788, jul. 2011.
Resumo: Objetivou-se, com este estudo, avaliar a viabilidade econômica do uso do sistema de irrigação por gotejamento na cultura da cebola. O experimento foi conduzido em canteiros construídos a céu aberto, na área experimental do Departamento de Agricultura/ UFLA, no período de junho a outubro de 2008. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 6, com quatro repetições. Os tratamentos constituíram-se de duas cultivares de cebola, cultivar híbrida Optima F1 e cultivar não híbrida Alfa Tropical, e seis tensões da água no solo, 15, 25, 35, 45, 60 e 75 kPa. A análise econômica da lavoura irrigada foi fundamentada na teoria dos custos de produção e, considerando-se a metodologia aplicada, conclui-se que as despesas com os recursos variáveis foram as que mais oneraram o custo final da cebola em todos os tratamentos estudados. Os custos totais médios foram, inversamente, proporcionais às produtividades dos tratamentos de tensão da água no solo, para ambas as cultivares, indicando uma resposta à escala de produção. Na condição do experimento, a recomendação é de que se adote, como momento de irrigar, a tensão da água no solo de 15 kPa e, como cultivar o híbrido Optima F1, para que se obtenha maior rentabilidade na atividade produtiva. A irrigação por gotejamento na cultura da cebola, adotando-se as tensões da água no solo e as cultivares estudadas neste trabalho, é uma técnica economicamente viável.
Outras Identificações : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542011000400018
Idioma: pt
Aparece nas coleções:Ciência e Agrotecnologia

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.