Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Revistas UFLA >
CERNE >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/7702

Title: Utilização do teste de raios - x na avaliação dos efeitos da dessecação e infestação em diásporos de Canela-Batalha - Cryptocarya aschersoniana Mez (Lauraceae)
Other Titles: Use of X-ray analysis in studies of the effects of desiccation on diaspores of Canela-Batalha (Cryptocarya aschersoniana Mez - Lauraceae)
???metadata.dc.creator???: Muxfeldt, Rejane Elize
Faria, José Márcio Rocha
Tonetti, Olívia Alvina Oliveira
Silva, Edvaldo Aparecido Amaral da
Keywords: Análise radiográfica
Sementes recalcitrantes
Espécie florestal
Predação de sementes
Radiographic analysis
Seed predation
Forest species
Recalcitrant seeds
Publisher: UFLA - Universidade Federal de Lavras
???metadata.dc.date???: 1-Dec-2012
Citation: MUXFELDT, R. E. et al. Utilização do teste de raios - x na avaliação dos efeitos da dessecação e infestação em diásporos de Canela-Batalha - Cryptocarya aschersoniana Mez (Lauraceae). Cerne, Lavras, v. 18, n. 4, p. 657-666, 2012.
Abstract: Use of X-ray analysis in studies of the effects of desiccation on diaspores of Canela-Batalha (Cryptocarya aschersoniana Mez - Lauraceae)
Other Identifiers: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-77602012000400016
Description: No presente trabalho, objetivou-se avaliar os efeitos da dessecação e identificar lesões por predação por insetos, em diásporos de canela-batalha (Cryptocarya aschersoniana Mez.), utilizando-se testes de raios X. Os danos provocados pela dessecação foram dimensionados nas imagens e associados à formação de plântulas. Diásporos recém-beneficiados (45 % de umidade e 37 % de germinação) foram colocados para secar em sala climatizada (20 ºC e 60 % UR), dentro de bandejas plásticas em camada única. Posteriormente, com o intuito de acelerar o processo de secagem, foram colocados em caixas de secagem com solução saturada de hidróxido de sódio (28 % UR) e amostrados com 45, 37, 35, 31 e 26 % de umidade. Para as radiografias, utilizou-se a intensidade de radiação de 40 kVp e tempo de exposição de 1,5 minutos. Posteriormente, as radiografias foram fotografadas e as imagens analisadas em computador, sendo medido o afastamento entre o endocarpo e a semente. As sementes foram classificadas em sementes intactas, sementes com afastamento parcial, sementes com afastamento total e sementes predadas. Os testes de germinação foram realizados sobre areia, em germinadores tipo Mangelsdorf a 25 ºC e luz branca constante. Pelos resultados, observa-se que a germinação é comprometida quando o teor de água das sementes fica abaixo de 26 %. Nesse ponto, o afastamento entre o endocarpo e a semente é de 0,65 mm. Houve uma correlação positiva entre a viabilidade das sementes, avaliada pelo teste de germinação, e o afastamento entre o endocarpo e a semente observado nas radiografias. A análise radiográfica possibilita identificar danos provocados por predação após infestação por insetos.
???metadata.dc.language???: pt
Appears in Collections:CERNE

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback