Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Revistas UFLA >
Organizações Rurais & Agroindustriais >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8801

Título: Tipificação e caracterização dos produtores rurais através da utillzação de informações contábeis
Autor(es): Abrantes, Luiz Antônio
Antonialli, Luiz Marcelo
Brito, Mozar José de
Cecon, Paulo Roberto
Faroni, Walmer
Assunto: Contabilidade
Produtor rural
Análise discriminante
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Publicação: 11-Abr-2011
Referência: ABRANTES, L. A. et al. Tipificação e caracterização dos produtores rurais através da utillzação de informações contábeis. Cadernos de Administração Rural, Lavras, v. 10, n. 2. jun./dez. 1998.
Resumo: Pretendeu-se com este estudo tipificar e caracterizar os produtores rurais em relação ao uso de instrumentos contábeis para controle da atividade. Para atingir os objetivos, utilizou-se a Análise Discriminante em uma amostra de 360 produtores rurais. Dois grupos foram identificados: o grupo 1, constituído de 126 produtores que não utilizam informação contábil, e o grupo 2, com 264 produtores que a utilizam. Constatou-se que as variáveis indicativas do nível de instrução do produtor, do controle dos negócios, da existência de banco de dados, do uso de instrumentos contábeis, do uso de consultoria externa e do faturamento anual bruto contribuíram para a discriminação dos grupos. A partir da análise geral dos resultados discutidos neste trabalho, pôde-se concluir que, de modo geral, o papel da contabilidade de gerar informações que permitam a tomada de decisão não tem sido aplicado. Apesar de grande parte dos produtores manter alguma forma de anotação, são poucos os que mantêm registros mais apurados. A sua utilização pela maioria dos produtores está relacionada ao atendimento à legislação fiscal e para a obtenção de crédito junto as instituições bancárias. Apesar da maioria dos produtores encarar a contabilidade como um instrumento complexo e que despende tempo, não descarta a sua importância como fonte de informação gerencial para a gestão dos negócios agropecuários. Estes resultados permitem considerar o processo de tipificação como um instrumento de grande valia para auxiliar no desenvolvimento de programas relacionados a contabilidade rural, podendo ser utilizados na formulação de propostas de ações coerentes que levem em consideração as características de cada grupo de produtores, buscando maior eficiência e melhores resultados para as iniciativas.
Outras Identificações: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/140
Idioma: por
Aparece nas coleções: Organizações Rurais & Agroindustriais

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback