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Título: Fatores que afetam a competitividade na produção de hortaliças orgânicas no estado do Rio Grande do Norte
Título Alternativo: Factors which affect the competitiveness in the production of organic foodstuffs in the state of Rio Grande do Norte
Autor(es): Tacconi, Ernesto Alexandre
Ramos, Anatália Saraiva Martins
Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva
Assunto: Competitividade
Produto orgânico
Produtor rural
Alimento orgânico
Competitiveness
Organic product
Rural producer
Organic food
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Publicação: 4-Abr-2011
Referência: TACCONI, E. A.; RAMOS, A. S. M.; TACCONI, M. de F. F. da S. Fatores que afetam a competitividade na produção de hortaliças orgânicas no estado do Rio Grande do Norte. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 12, n. 2, p. 249-262, 2010.
Resumo: O mercado orgânico brasileiro vem crescendo a cada ano. Ele é importante para o país, pois trata-se de um sistema de produção que preserva o meio ambiente, além de gerar emprego e renda para o trabalhador rural. Para isso, é necessário que esses produtores definam formas de competir no mercado, focalizando os aspectos que realmente agregam valor para os clientes. Objetivou-se, nesta pesquisa, investigar, com base na percepção dos produtores rurais, os fatores que afetam a competitividade na produção de hortaliças orgânicas no estado do Rio Grande do Norte. Este estudo pode ser classificado como um estudo de pesquisa aplicada, com objetivo descritivo e abordagem quantitativa. O instrumento utilizado foi o formulário, delimitando-se a pesquisar os produtores de produtos orgânicos do Rio Grande do Norte que cultivam o segmento do tipo legumes e verduras orgânicas. Os dados foram tratados por meio da análise descritiva e da análise de cluster. A análise de cluster indicou-se que existe um grupo de produtores orgânicos que utiliza, com maior frequência, a ajuda de técnico especializado, e esse mesmo grupo é o que atende ao ramo varejista de maior porte, como os supermercados. A pesquisa indicou que os principais fatores que afetam a competitividade dos produtos orgânicos são o preço, o custo, a diferenciação e a confiabilidade.
Abstract: The Brazilian organic market has been growing year by year, and it is important for the country because its production system preserves the environment, besides creating employments and income for rural workers. For this, it is necessary that these producers define ways of competing in the market, focusing on aspects that really add value to the clients. The objective of this research was to investigate, based on the rural producer’s perceptions, factors which affect the competition in the production of organic foodstuffs in the state of Rio Grande do Norte. This study can be classified as an applied research study, with descriptive objective and quantitative approach. The instrument used was the form, which aimed to research on the producers of organic products in Rio Grande do Norte. Producers studied were the ones who cultivate the segment of organic types of vegetables and greens. Data were developed through descriptive analysis and cluster’s analysis. Cluster’s analysis demonstrated that there is a group of organic producers who frequently use a specialized technician and they give support to the wider retail market, e.g. supermarkets. The research indicated that the main factors which affect the competition of organic products in our state are the price, the cost, the differentiation, and the trustworthiness.
Outras Identificações: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/25
Idioma: por
Aparece nas coleções: Organizações Rurais & Agroindustriais

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