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Title: Exportação de flores tropicais no estado de Pernambuco: análise da inserção dos canais de distribuição
Other Titles: Tropical flowers exportation in pernambuco state: analysis of the distribution channels insertion
???metadata.dc.creator???: Pedros Filho, Manoel Xavier
Favero, Luiz Andrea
Keywords: Flores tropicais
Exportação
Mercado europeu
Tropical flowers
Export
European market
Publisher: Organizações Rurais & Agroindustriais
???metadata.dc.date???: 6-Apr-2011
Citation: PEDROS FILHO, M. X.; FAVERO, L. A. Exportação de flores tropicais no estado de Pernambuco: análise da inserção dos canais de distribuição. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 9, n. 3, p. 376-388, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivou-se neste trabalho analisar os principais canais de distribuição existentes na cadeia produtiva de flores tropicais do estado de Pernambuco, tendo como foco os fatores que influenciam sua inserção no mercado europeu. A União Européia é o principal destino das exportações de flores tropicais de Pernambuco, respondendo por 99,12 % do total vendido ao exterior (em valor) em 2005. A metodologia utilizada baseou-se numa análise qualitativa e tomou como referência conceitual o enfoque sistêmico de produto, sendo esse complementado pelo enfoque de supply chain management. Além de dados secundários, foram utilizadas informações de fontes primárias mediante a condução de entrevistas com atores-chave e visitas de campo. Os floricultores pernambucanos têm utilizado como canais de distribuição os consórcios de exportação, as empresas comerciais exportadoras e a Cooperativa Veiling Holambra. Os canais de distribuição analisados apresentam uma série de aspectos favoráveis e desfavoráveis à sua inserção no mercado europeu. No entanto, verificou-se a indicação de que em todos os canais o aspecto colaborativo entre os agentes envolvidos é de extrema importância para a obtenção de uma maior competitividade, em razão dos ganhos de escala e maior eficiência no atendimento aos importadores.
Abstract: This article aims to analyze the main distribution channels in the productive chains of tropical flowers in Pernambuco state, focusing on the factors that influence its insertion into the European market. The European Union is the main destination for the tropical flowers exported by Pernambuco, responding for 99, 12 % of the total sales to foreign countries (in value) in 2005. The methodology was based on a qualitative analysis, and took the commodity systems approach as conceptual reference, complemented by the supply chain management approach. Besides secondary data, it was also used primary sources information by means of interviews conduced on the “key-actors” and surveys in the field. Pernambuco flower exporters have used as distribution channels the export consortium, the commercial exporter companies and the Cooperative Veiling Holambra. The distribution channels analyzed present a series of favourable and unfavorable aspects to their insertion into the European market. However, it was verified indication that in all the channels the collaborative aspect among the involved agents is very important for obtaining higher competitiveness, in relation to scale gains and greater efficiency in attending to the importers.
Other Identifiers: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/103
???metadata.dc.language???: por
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