Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Revistas UFLA >
Organizações Rurais & Agroindustriais >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8872

Título: Alterações da rede logística e expansão do mercado de leite longa vida no Brasil
Autor(es): Martins, Ricardo S.
Santos, Cárliton Vieira dos
Teixeira, Sérgio Rustichelli
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Publicação: 1-Mai-2001
Referência: MARTINS, R. S.; SANTOS, C. V. dos; TEIXEIRA, S. R. Alterações da rede logística e expansão do mercado de leite longa vida no Brasil. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 1, n. 2, p. 55-69, ago./dez. 1999.
Resumo: O agronegócio do leite no Brasil tem passado por transformações, sendo uma dessas a rápida e crescente participação do leite longa vida. Nesse sentido, por este trabalho procura evidenciar o processo de transformação da logística na coleta do leite e apresentar aspectos do mercado do longa vida possibilitados por essa nova realidade do setor. No que diz respeito à logística, uma das áreas mais sensíveis ao problema de redução de custos nessa cadeia encontra-se na coleta e no transporte do leite da fazenda ao laticínio. A granelização tem implicado amplas possibilidades de redução de custos de transporte e melhoria da qualidade do produto. A razão disso são os menores custos unitários da coleta (R$/l) em função das possibilidades de utilização de caminhões de maior capacidade de carga e da coleta em dias alternados, enquanto se reduzem as perdas por desclassificação do leite. No aspecto referente ao custo de transporte, chama-se a atenção para a associação do aumento da escala de produção com a redução do frete. O aprimoramento da logística, pode proporcionar vários desdobramentos que atuam em favor das empresas como forças competitivas num mercado que tem como padrão de concorrência o preço. O produto em melhores condições de qualidade possibilita estratégias agressivas por parte dos laticínios e o alcance de mercados mais longínquos da localização da indústria.
Outras Identificações: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/295
Idioma: por
Aparece nas coleções: Organizações Rurais & Agroindustriais

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback