Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Revistas UFLA >
Organizações Rurais & Agroindustriais >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8897

Título: Participação dos beneficiários no processo de financiamento: um estudo no norte de Minas Gerais
Autor(es): Chévez, Maura Ligia Zelaya de
Gomes, Marcos Affonso Ortiz
Assunto: Crédito rural
Agricultura familiar
Family farming
Rural credit
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Publicação: 11-Abr-2011
Referência: CHÉVEZ, M. L. Z. de; GOMES, M. A. O. Participação dos beneficiários no processo de financiamento: um estudo no norte de Minas Gerais. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 10, n. 2, 1998.
Resumo: Este trabalho, realizado no norte de Minas Gerais através de um estudo de caso, pretendeu analisar o funcionamento e implementação de quatro programas de financiamento dirigidos a agricultores familiares em relação aos seus objetivos, às estratégias de intervenção adotadas e aos resultados obtidos. Os resultados sugerem que, mesmo que se trate de programas de financiamento com motivações, interesses e objetivos de intervenção bastante diferentes e até contraditórios, a entrega de recursos creditícios tem contribuído para suprir a falta de recursos pua o funcionamento das unidades produtivas. Porém, é indispensável a participação efetiva dos beneficiários e suas entidades representativas em todas as etapas do processo de financiamento, a fim de garantir correta informação e a preparação necessária para otimizar a utilização dos recursos outorgados. A análise das metodologias e formas de trabalho adotadas pelos programas revelou a necessidade de que mesmos desenvolvam processos graduais de intervenção nas comunidades em que atuam, promovendo a criação ou consolidação de formas organizativas que surjam dos interesses e necessidades dos produtores e nas quais o crédito seja utilizado como um componente de uma estratégia integral de desenvolvimento e não como uma panacéia para resolver os problemas produtivos, de marginalização e pobreza que sofrem os agricultores familiares.
Outras Identificações: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/141
Idioma: por
Aparece nas coleções: Organizações Rurais & Agroindustriais

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback