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Título: A consolidação das competências organizacionais na vitivinícultura brasileira: o caso na vinícola MIOLO
Título Alternativo: The consolidation of core competences in a Brazilian winery: the case of MIOLO
Autor(es): Dolabella, Rosemirtes Vasconcelos Martins
Bitencourt, Claudia Cristina
Assunto: Competências organizacionais
Recursos
Dependência de trajetoria
Core competences
Resources
Path dependency
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Publicação: 5-Set-2012
Referência: DOLABELLA, R. V. M.; BITENCOURT, C. C. A consolidação das competências organizacionais na vitivinícultura brasileira: o caso na vinícola MIOLO. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 14, n. 2, p. 174-189, 2012.
Resumo: Este artigo busca analisar a dinâmica da mobilização de recursos e competências organizacionais no intuito de consolidar as estratégiasdeliberadas de uma empresa do setor vitivinícola brasileiro. A relação entre estratégia e competências organizacionais é uma forma efetiva da organização trabalhar as suas intenções e prioridades no campo estratégico traduzindo-as em práticas e ações concretas que possam contribuir para um desempenho superior em diferentes mercados. Foi desenvolvido um estudo de caso exploratóriodescritivo, baseado em entrevistas semi-estruturadas com entidades setoriais, gestores e representantes da empresa. Os resultados encontrados revelaram que as competências da vinícola estão diretamente ligadas aos agentes que compõem a cadeia produtiva, evidenciando uma relação de interdependência e reciprocidade entre elas. Foram identificadas duas principais competências organizacionais: Gestão dos recursos ao longo da cadeia e Integração das atividades comerciais. A combinação dessas competências leva ao crescimento e diferenciação da empresa, bem como dificulta a imitação pela concorrência.
Abstract: This paper aims to analyze the resources and core competences mobilization dynamics in the consolidation of deliberated strategies of a Brazilian winery company. The link between strategy and core competences is an effective way of the organization works its intentions and priorities in the strategic field translating them into practices and real actions that can contribute for a superior performance in different markets. It was developed an exploratory-descriptive case study, based on semi-structured interviews with sectorial entities, company’s managers and representatives. The results revealed that the competences are directly linked to the agents who compose the productive chain, evidencing an interdependence and reciprocity relation among them. We identified two main core competences: Resources management along the chain and Integration of the commercial activities. The combination of these competences allows to the company growth and differentiation, as well as it prevents the imitation by the competition.
Outras Identificações: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/506
Idioma: por
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