Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Revistas UFLA >
Organizações Rurais & Agroindustriais >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/8927

Título: Estratégias para a institucionalização de prospecção de demandas tecnológicas na EMBRAPA
Autor(es): Castro, Antônio Maria Gomes de
Lima, Maria Valle
Freitas Filho, Antônio de
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Publicação: 18-Abr-2011
Referência: CASTRO, A. M. G. de; LIMA, M. V.; FREITAS FILHO, A. de. Estratégias para a institucionalização de prospecção de demandas tecnológicas na EMBRAPA. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v.1, n. 2, p.3-16, ago./dez. 1999.
Resumo: Os conhecimentos e ferramentas para a prospecção tecnológica ainda são limitados, embora haja grande interesse em ampliá-los. A pesquisa agropecuária brasileira e a Embrapa têm especial interesse no assunto pela importância para a operação do modelo de P&D e seu sistema de programação. A determinação de demandas tecnológicas é um campo recente de pesquisa. A sua importância tem aumentado na mesma proporção do crescimento das expectativas da sociedade por resultados que possam justificar os investimentos públicos e privados em ciência e tecnologia (C&T) e em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este trabalho examina a questão da prospecção tecnológica no Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), sob a ótica da sua institucionalização, apresentando os primórdios desse esforço, o seu estado atual e suas perspectivas. Apresenta e discute a questão conceitual e metodológica da prospecção tecnológica aplicada ao SNPA, destacando abordagens adotadas por outras instituições de P&D. Analisa ainda os esforços orientados à internalização deste procedimento no SNPA. Embora os resultados conseguidos até o momento possam ser aperfeiçoados, o principal produto começou a ser obtido: a mudança na postura dos pesquisadores do SNPA, despertando-se a consciência do papel estratégico da C&T no agronegócio e para o bem-estar da sociedade como um todo.
Outras Identificações: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/291
Idioma: por
Aparece nas coleções: Organizações Rurais & Agroindustriais

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback