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Title: Mobilização de recursos e competitividade no mercado de vinhos finos: uma análise da vitivinicultura de São Joaquim, SC
Other Titles: Mobilization of resources and competitivity in the fine wine market: an analysis of vitiviniculture in São Joaquim, SC
???metadata.dc.creator???: Blume, Roni
Hoff, Debora Nayar
Pedrozo, Eugenio Ávila
Keywords: Vitivinicultura
Competitividade
Visão baseada em recursos
São Joaquim
Vitiviniculture
Competitiveness
Resource-based view
Publisher: Organizações Rurais & Agroindustriais
???metadata.dc.date???: 4-Apr-2011
Citation: BLUME, R.; HOFF, D. N.; PEDROZO, E. Á. Mobilização de recursos e competitividade no mercado de vinhos finos: uma análise da vitivinicultura de São Joaquim, SC. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 11, n. 2, p. 269-287, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: As novas tendências do mercado consumidor de vinhos finos mundial têm desafiado as organizações a observarem de forma mais eficiente os seus recursos estratégicos, visando a competitividade e a sustentabilidade do negócio. Tendo por base a abordagem da Competitividade e da Visão Baseada em Recursos, em conjunto com o estudo de determinados padrões e tendências de mercado, objetivou-se neste artigo, avaliar como determinadas categorias de recursos estão sendo desenvolvidas para promover a competitividade dos vinhos finos de São Joaquim-SC, uma região produtora nova e ainda pouco estudada. Para tal finalidade, foram utilizados instrumentos analíticos de cunho exploratórios-descritivos, direcionados a experts envolvidos com o setor vitivinícola de São Joaquim. Como resultado, para os padrões de competitividade e tendências de mercado elencados, observou-se que a criação e manutenção da imagem, a diferenciação valorizando as especificidades locais, o domínio sobre canais de distribuição e o acesso a informações do mercado consumidor foram considerados como muito importantes para o setor, por mobilizarem conjuntamente diferentes recursos de base. Cabe apontar que para os experts, os recursos organizacionais são fundamentais para consolidar as vantagens competitivas.
Abstract: The new tendencies of the fine wine global consumer market have challenged organizations to observe their resources more efficiently in order to better structure and organize their strategies towards greater competitiveness and sustainability. Based on the Competitiveness and Resource-Based View approach, together with a study of certain market patterns and tendencies, this work aimed to evaluate how certain categories of resources are being managed in an attempt to promote the competitiveness of the fine wines from São Joaquim, a recent and little studied producing region in Santa Catarina state. An exploratory-descriptive study was done to assist experts involved in the São Joaquim vitiviniculture sector. It was possible to observe that image conception and maintenance, valorization of local specificities, control of distribution channels and access to market information were considered very important to the sector, given that they mobilize different base resources in a unified manner. It is also important to emphasize that the experts pointed out organizational resources as essential in the consolidation of competitive advantages.
Other Identifiers: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/54
???metadata.dc.language???: por
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