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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiritz, Luciane Dittgen-
dc.creatorWaquil, Paulo Dabdab-
dc.date2012-09-05-
dc.date.accessioned2015-05-04T13:47:44Z-
dc.date.available2015-05-04T13:47:44Z-
dc.date.issued2015-05-04-
dc.identifierhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/507-
dc.identifier.citationMIRITZ, L. D.; WAQUIL, P. D. Diferenciação e diversificação na agroindústria arrozeira do Rio Grande do Sul. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 14, n. 2, p. 190-198, 2012.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9016-
dc.description.abstractThis study presents a view of the production chain, under a diversification and differentiation standpoint in rice processing companies from the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The objectives of this work are to identify diversified and differentiated products offered in the market by companies; discuss the companies’ perceptions related to this market; study the information used by these companies to make decisions, and; discuss the reasons that limit companies from engaging into diversified and differentiated production. The theoretical approach is based on differentiation and diversification for the industry. Ten among the twenty largest rice processing companies in Rio Grande do Sul were interviewed. The interviews were semi-structured and they were conducted in the period from August to December 2006. The proposed model analyzes the institutional and organizational environment, current line of products, market information, consumer’s needs, technological needs, engineering information, raw material suppliers, differentiation and diversification. The results present strategies applied by companies and alternatives found to conquer new markets and to maintain the existing ones. The study identified diverse and differentiated products which are offered by the companies to the market, and also diverse initiatives such as soy products, fruit juices, other grains and pasta and differentiated products such as colored rice, rice with high iron level, semi-ready rice, risottos and different packaging, for example.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherOrganizações Rurais & Agroindustriais-
dc.relationhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/507/364-
dc.sourceOrganizações Rurais & Agroindustriais; v. 14, n. 2 (2012)-
dc.source2238-6890-
dc.source1517-3879-
dc.subjectArroz-
dc.subjectDiversificação-
dc.subjectDiferenciação-
dc.subjectEstratégia-
dc.subjectAgroindústria-
dc.subjectRice-
dc.subjectDifferentiation-
dc.subjectDiversification-
dc.subjectStrategies-
dc.subjectAgroindustry-
dc.titleDiferenciação e diversificação na agroindústria arrozeira do Rio Grande do Sul-
dc.title.alternativeDifferentiation and diversification in the rice industry in Rio Grande do Sul-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.description.resumoEste estudo apresenta a visão da cadeia produtiva, sob a ótica da diversificação e diferenciação nas empresas gaúchas de beneficiamento de arroz. Os objetivos deste trabalho são: identificar os produtos diversificados e diferenciados que as empresas oferecem no mercado; discutir a percepção das empresas em relação a este mercado; estudar as informações utilizadas pelas empresas para tomada de decisão; e discutir os motivos que limitam a entrada das empresas na produção diversificada e diferenciada. O referencial teórico aborda a diferenciação e diversificação para a indústria. Foram entrevistadas 10 empresas dentre as 20 maiores beneficiadoras de arroz do Rio Grande do Sul. As entrevistas foram semi-estruturadas e realizadas no período de agosto a dezembro de 2006. O modelo proposto analisa o ambiente institucional e organizacional, a linha de produtos atual, informações de mercado, necessidades dosconsumidores, necessidades tecnológicas, informações de engenharia, fornecedores de matéria-prima, diferenciação e diversificação.Os resultados apresentam as estratégias das empresas e as alternativas encontradas para conquistar novos mercados e manter os já existentes. O estudo identificou os produtos diversificados e diferenciados que as empresas oferecem ao mercado, com destaque para iniciativas diversificadas como produtos à base de soja, sucos de frutas, outros grãos e massas; e produtos diferenciados, como o arroz colorido, arroz com ferro, arroz semipronto, risotos e embalagens diferenciadas, por exemplo.-
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