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Título: Fatores relevantes na decisão de compra de frango caipira e seu impacto na cadeia produtiva
Título Alternativo: The key factors for organic chicken purchase decision and the impact in the production chain
Autor(es): Crabone, Gleriani Torres
Moori, Roberto Giro
Sato, Geni Satiko
Assunto: Frango caipira
Agronegócios
Cadeia produtiva
Organic chicken
Agribusiness
Production chain
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Publicação: 18-Abr-2011
Referência: CRABONE, G. T.; MOORI, R. G.; SATO, G. S. Fatores relevantes na decisão de compra de frango caipira e seu impacto na cadeia produtiva. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 7, n. 3, p. 312-323, 2005.
Resumo: Com o aumento de um público consumidor preocupado com saúde, segurança alimentar, meio ambiente e ecologia sustentável, tem sido propiciado o surgimento de inúmeros novos produtos alimentícios naturais como “boi verde”, produtos orgânicos e frango caipira. Assim, nesta pesquisa, de natureza exploratória, teve-se como objetivo identificar os fatores relevantes na decisão de compra de frango caipira pelo consumidor. Para tanto foi utilizada uma amostra composta de 110 consumidores da capital e do interior do estado de São Paulo. Os dados coletados foram tratados pela estatística descritiva, da análise multivariada (análise fatorial) e a inferencial, os testes de Mann-Whitney U e de Kruskal-Wallis. Pelos resultados, constatou-se que para a decisão de compra de frango caipira dois fatores são relevantes: o primeiro e, o mais importante, é a forma de manejo, e o segundo é a certificação e a marca do frango caipira. Ambos causam impacto na cadeia produtiva. Os resultados obtidos foram influenciados, basicamente, pela região de moradia, idade, grau de instrução e a renda familiar dos consumidores. Por fim, concluiu-se que o frango convencional tende a ser recusado pelos consumidores, se for criado artificialmente e com o uso indiscriminado dos aditivos químicos. Nesse caso, o frango caipira pode se tornar a grande opção.
Abstract: Consumers’ attitude about health, food safety and the environment has increased the demand for organic food products such as meat, chicken and others. The purpose of this exploratory research was to identify the relevant factors for organic chicken purchase decision. A survey with 110 consumers from São Paulo city and others cities in the state of São Paulo was conducted. We performed a descriptive analysis as well an inferential (Mann-Whitney U e de Kruskal-Wallis tests) and multivariate (factorial) analysis. The results indicate two relevant factors: (1) the conduction of chicken growing (2) label certification and brand. These results varied depending on variables such as region, age, education level and household income. For consumers committed to antibiotic-free chicken, the organic chicken is an option to the conventional chicken.
Outras Identificações: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/189
Idioma: por
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