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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9093

Title: Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades
Other Titles: The Carbon Credits Market in Brazil and the Role of Intermediary Agents: Challenges and Opportunities
???metadata.dc.creator???: Zilber, Silvia Novaes
Koga, Eduardo
Keywords: Mercado de créditos de carbono
Protocolo de Kyoto
Projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo)
Alianças estratégicas
Terceirização
Carbon credit market
Kyoto protocol
Clean development mechanisms
Strategic alliances
Outsourcing
Publisher: Organizações Rurais & Agroindustriais
???metadata.dc.date???: 19-Apr-2011
Citation: ZILBER, S. N.; KOGA, E. Mercado de créditos de carbono no Brasil e o papel dos agentes intermediários: desafios e oportunidades. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 13, n. 1, p. 139-153, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: O Protocolo de Quioto, ratificado em 1999, fixou metas de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa - GEE na atmosfera. Uma das consequências desse protocolo é o surgimento do mercado de negociação de créditos de carbono e dos projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo). Objetivou-se, neste contexto, identificar os tipos de relações possíveis entre os agentes envolvidos no processo de negociação de CC, abordando-se alguns mecanismos de relacionamento entre empresas para a realização dos projetos MDL, como alianças estratégicas, joint ventures e terceirização. Para tal objetivo, utilizou-se a estratégia exploratória através de dois estudos de caso. Como resultados, observou-se que as empresas contratantes desses projetos no Brasil utilizam as empresas intermediárias como terceirizadas para o desenvolvimento desses projetos, dada sua maior expertise quanto ao assunto ou criam alianças estratégicas através de joint ventures quando a oportunidade de resultados financeiros futuros mostra-se vantajosa.
Abstract: The objective of this paper is to identify the role of intermediary agents in the development of Clean Development Mechanism (CDM) projects in Brazil related to the market for negotiating carbon credits. In this context, the aim of this work was to identify the types of possible relations between those involved in the negotiation process of CC, some mechanisms of relationship between companies for the implementation of CDM projects, such as strategic alliances, joint ventures and outsourcing. The research was carried out by means of case studies. We observed that companies that hire these projects in Brazil use intermediary companies as outsourced labor for developing them because of their greater expertise in the subject, or they even set up joint ventures when the opportunity for future financial results proves to be advantageous.
Other Identifiers: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/311
???metadata.dc.language???: por
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