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Title: Cooperativas no agronegócio do leite: mudanças organizacionais e estratégicas em resposta à globalização
Other Titles: Cooperatives in the dairy agribusiness: organizational and strategic changes in response to globalization
???metadata.dc.creator???: Chaddad, Fabio Ribas
Keywords: Cooperativas de leite
Estratégia competitiva
Estrutura organizacional
Dairy cooperatives
Competitive strategy
Organizational structure
Publisher: Organizações Rurais & Agroindustriais
???metadata.dc.date???: 11-Apr-2011
Citation: CHADDAD, F. R. Cooperativas no agronegócio do leite: mudanças organizacionais e estratégicas em resposta à globalização. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 9, n. 1, p. 69-78, 2007.
???metadata.dc.description.resumo???: Entre os maiores países produtores de leite, o Brasil destaca-se por ter uma baixa participação de cooperativas na captação e comercialização de leite e derivados. Vários fatores podem ser identificados para se explicar as diferenças observadas entre países na participação de mercado das cooperativas leiteiras. Neste artigo, discutem-se aspectos relacionados à estrutura interna e comportamento estratégico das cooperativas de lácteos em resposta ao processo de globalização. Com base em projetos de pesquisa, estudos de caso, entrevistas com dirigentes e observações, neste trabalho são analisados pontos comuns às cooperativas leiteiras nos EUA, Europa e Oceania, que cresceram e prosperaram em condições de fortes pressões competitivas por firmas multinacionais. Algumas condições necessárias para o fortalecimento do sistema cooperativista no mercado de leite e derivados são discutidas, incluindo-se: consolidação mediante fusões e incorporações, formação de alianças estratégicas e redes de negócios, adoção de sistema profissional e representativo de governança corporativa, estrutura centralizada (em substituição ao modelo singular-central), esforços de fidelização do cooperado, novos mecanismos de capitalização e estratégia competitiva alinhada com estrutura corporativa.
Abstract: Amongst the greatest milk producers all over the world, Brazil stands out due to the low participation of dairy cooperatives in milk handling and commercialization. Several factors may be identified to explain cross-country differences regarding to dairy cooperative market share. This paper discusses aspects related to the organizational structure and strategic behavior of dairy cooperatives in response to the globalization process. Based on research projects, case studies, and interviews with industry leaders, the study analyzes common features of dairy cooperatives in the United States, Western Europe and Oceania, which grew and prospered under intense competitive pressures from multinational companies. Some necessary conditions for the strengthening the Brazilian dairy cooperative system are discussed, including: consolidation by means of mergers and acquisitions, strategic alliance and network formation, adoption of professional and representative governance systems, centralized structure (replacing the singular central model), efforts to enhance membership commitment, new capitalization models, and competitive strategy aligned with the cooperative structure.
Other Identifiers: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/149
???metadata.dc.language???: por
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