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Título: Estratégias tecnológicas e de posicionamento da oferta de carne de frango nacional
Título(s) alternativo(s): Technological and positioning strategies of the brazilian poultry offer
Autor: Santini, Giuliana Aparecida
Pigatto, Gessuir
Palavras-chave: Cadeia de frango
Inovações tecnológicas
Processamento
Poultry chain
Technological innovations
Processing
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Data: 6-Abr-2011
Referência: SANTINI, G. A.; PIGATTO, G. Estratégias tecnológicas e de posicionamento da oferta de carne de frango nacional. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 10, n. 2, p. 239-249, 2008.
Resumo: A cadeia avícola, no Brasil, vem se reestruturando de maneira intensa nos últimos anos, para acompanhar o processo competitivo nos mercados interno e externo. Dentre seus elos constituintes, o segmento de processamento caracteriza-se por intenso processo de inovações, tanto de produto como de processo, originando produtos novos e melhorados, e processos de produção ainda mais automatizados. Nesse sentido, as empresas processadoras de frango vêm lançando estratégias que trazem resultados desde a forma de apresentação do produto para o consumidor nacional, passando por estratégias de abertura de novos espaços no mercado interno, chegando à necessidade de atender às novas demandas do mercado internacional. Com a realização deste trabalho buscou-se, por meio do escopo teórico de marketing - com a teoria de diferenciação - e da teoria de Organização Industrial, por meio das teorias de diversificação produtiva, demonstrar as estratégias adotadas pelas empresas, brasileiras e estrangeiras, que formam o elo de processamento da cadeia avícola nacional. Alguns conceitos de inovação foram discutidos para que se possa compreender a dinâmica de inovação administrada por essas empresas do segmento de processamento.
Abstract: The Brazilian poultry chain has been intensely restructured during the last few years to remain competitive in the internal and external markets. Analysis of all the chain levels indicates that the processing segment is characterized by an intense innovation process, in both its product and its processes, resulting in new and improved products and even more automated manufacturing processes. In this context, the poultry processing companies have developed strategies resulting in innovations in the product presentation for the internal consumer, access to new niches in the internal market and adaptations to the demands of the international market. This paper aims to demonstrate the strategies adopted by companies, national and foreign, that are a link in the Brazilian poultry chain. The theoretical bases are marketing and differentiation theory, and industrial organization and productive diversification theory. Some innovation concepts are discussed to understand the innovation dynamics managed by these companies in the processing segment.
Outras Identificações : http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/83
Idioma: por
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