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Título: A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool
Título Alternativo: Market information at decision-making process in sugar and ethanol market business: the case of ethanol price indicators
Autor(es): Bragato, Ivelise Rasera
Spers, Eduardo Eugênio
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
Assunto: Informação de mercado
Tomada de decisão
Agronegócio
Market information
Decision-making process
Agribusiness
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Publicação: 11-Abr-2011
Referência: BRAGATO, I. R.; SPERS, E. E.; BACCHI, M. R. P. A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 9, n. 1, p. 11-25, 2007.
Resumo: Este estudo aborda a temática Informação de Mercado (IM) no contexto do setor de açúcar e álcool, focando usinas de cana-de-açúcar e distribuidoras de combustível localizadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo foi analisar a importância da IM, sob a perspectiva desses agentes, em relação à pesquisa dos indicadores de preços de álcool oferecida por um centro de pesquisa. O método utilizado para obter dados qualitativos foi o questionário fechado e de múltipla escolha, dirigido às empresas e uma entrevista com especialistas de um centro de pesquisa. Os resultados demonstraram que essas empresas levam em consideração a IM no processo de tomada de decisão, principalmente como referência para o fechamento de negócios no mercado spot, e também como ferramenta para avaliação de desempenho dos funcionários da área comercial, como indexador de contratos ou, ainda, como fonte de elaboração de análises econômicas. Não foi possível determinar um modelo de tomada de decisão, embora as usinas utilizem uma seqüência de decisões relativamente semelhante, considerando suas peculiaridades financeiras e produtivas. As distribuidoras também seguem a mesma tendência, considerando processos decisórios, estratégias empresariais e um conjunto de alternativas diferentes.
Abstract: This study approaches the theme Market Information (MI) at sugar and ethanol sector context, having as object of study sugar-cane mills and fuel distributors located at São Paulo and Rio de Janeiro states. The aim was to analyze the importance of MI according to the view of those agents in relation to the research offered by specialists from a Research Center (RC). The method used to obtain quantitative data was a closed questionnaire with multiple choice questions driven to the enterprises and an interview with specialists of RC. The results show that these companies consider MI in their decision-making process, mainly as a reference for closing deals in the spot market. Also, as a tool for evaluating workers’ performance in the commercial area, index for contracts or even as an important source to develop economical analysis. As for the decision-making, it was not possible to propose a standard model for decision making; however the mills use a relatively similar sequence of decision-making, considering their financial and productive features. The distributors also follow the same tendency.
Outras Identificações: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145
Idioma: por
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