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Título: Gestão de distribuição das empresas atacadistas de FLV na região metropolitana de Recife - PE: o caso de duas empresas
Autor(es): Mendes, Lucilene do Nascimento
Silva, Jearbes Alexandre da
Favero, Luiz Andrea
Assunto: Gestão da cadeia de suprimentos
Economia dos custos de transação
Mercado atacadista
Supply chain management
Transaction cost economics
Wholesale
Publicador: Organizações Rurais & Agroindustriais
Publicação: 4-Abr-2011
Referência: MENDES, L. do N.; SILVA, J. A. da; FAVERO, L. A. Gestão de distribuição das empresas atacadistas de FLV na região metropolitana de Recife - PE: o caso de duas empresas. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 11, n. 3, 2009.
Resumo: O mercado nacional de frutas, legumes e verduras (FLV) vem crescendo significativamente nos últimos anos. Contudo, devido à grande perecibilidade destes produtos, a qualidade dos mesmos está condicionada a processos de padronização, seleção, classificação, embalagem e transporte adequados, a fim de evitar perdas elevadas. Para tanto, é necessária uma perfeita sintonia entre os agentes deste mercado, de forma a oferecer com agilidade e eficiência um produto de qualidade ao consumidor. Como os produtores raramente executam estes processos, cabe aos segmentos a jusante realizá-los, como o segmento atacadista (CEASAs e empresas atacadistas). Buscou-se analisar, no presente trabalho, os sistemas de comercialização de duas empresas atacadistas de FLV na região metropolitana de Recife, a partir das teorias da gestão da Cadeia de Suprimentos e Economia dos custos de transação. Foram observadas características similares entre as empresas, como a falta de uma maior capacitação para a gestão do empreendimento das empresas, forte concentração na tomada de decisão e baixa preocupação com a capacitação da mão de obra. A contratação entre fornecedores e clientes só é formalizada quando estritamente necessário. As formas de comercialização privilegiam primeiramente o preço, depois a qualidade do produto.
Abstract: The national market for FLV (fruits, legumes and vegetables) has grown significantly in recent years. However, due to the high perishability of these products, their quality is subject to appropriate processes of standardization, selection, classification, packaging and transportation to avoid losses, which are high. This requires a complete harmony between the players/agents in this market to offer the consumer high quality products with speed and efficiency. Since the producers rarely perform these procedures, it is up to the segments, such as the wholesale segment, represented by CEASAs and wholesaler companies. Thus, this study sought to analyze the systems of two marketing wholesaler companies of fruits, legumes and vegetables in the metropolitan area of Recife, based on theories of Supply Chain Management and Transaction Costs Economics. There were similar features among the companies, such as lack of greater qualification in the management of business enterprise, a strong focus on decisionmaking and low concern with the training of the workers. The contract between suppliers and customers is only formalized when necessary. The forms of marketing focus primarily on the price, then on the quality of the product.
Outras Identificações: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/47
Idioma: por
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