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dc.creatorMartins, Ricardo Silveira-
dc.date2011-04-06-
dc.date.accessioned2015-05-04T13:48:07Z-
dc.date.available2015-05-04T13:48:07Z-
dc.date.issued2015-05-04-
dc.identifierhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/93-
dc.identifier.citationMARTINS, R. S. Estudo da formação do frete rodoviário e potencial de conflitos em negociações em cadeias do agronegócio brasileiro. Organizações Rurais e Agroindustriais, Lavras, v. 10, n. 1, p. 73-87, 2008.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9206-
dc.description.abstractThis work sought to explain the complex nature of the principles behind freight costs, focusing on certain dysfunctions and the limited efficiency of freight rate negotiation in the supply chains of the Brazilian agribusiness. Statistical and econometric techniques were used to identify the systematic behavior of the freight rates of the selected products and, where possible, this procedure was allied to other market evidence. It was possible to identify the influence of many variables on freight rates, such as distance, seasonality of production, the corridors along which the cargo is transported, its specific characteristics and the resulting demands made by customers. The fact that distance behaved as an explanatory variable, and was statistically significant in all of the models, means that mileage should be considered an important variable in the determination of freight rates. However, it is also necessary to consider that the significance of “distance” varies as much according to the detailed characteristics of the cargo as it does according to region. It was concluded that these variables make it possible both to develop negotiation strategies and to minimize conflicts in negotiations, as the costs are identified by the parties concerned.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherOrganizações Rurais & Agroindustriais-
dc.relationhttp://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/93/91-
dc.sourceOrganizações Rurais & Agroindustriais; v. 10, n. 1 (2008)-
dc.source2238-6890-
dc.source1517-3879-
dc.subjectLogística agroindustrial-
dc.subjectCustos de transporte-
dc.subjectFretes-
dc.subjectAgribusiness logistics-
dc.subjectTransportation costs-
dc.subjectFreight rates-
dc.titleEstudo da formação do frete rodoviário e potencial de conflitos em negociações em cadeias do agronegócio brasileiro-
dc.title.alternativeStudy of freight rate determination and potential negotiation conflicts in supply chains in the brazilian agribusiness-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.description.resumoO artigo procurou caracterizar a complexidade dos princípios de formação do preço do frete, focalizando certas disfuncionalidades e eficiência restrita das negociações de fretes no contexto das cadeias de suprimentos do agronegócio no país. Foram usados recursos estatísticos e econométricos para a identificação de comportamentos dos fretes de produtos selecionados, sempre que possível, aliados às outras evidências de mercado. Foram constatadas influências de diversas variáveis na formação do frete, tais como a distância, a sazonalidade da produção, os corredores por onde as cargas serão movimentadas e a especificidade da carga. No que diz respeito à distância, por diversos modelos de regressão, ficou constatada sua influência em elevados níveis de poder de explicação. Além do mais, registraram-se significativas diferenças nos coeficientes da variável 'distância' entre as regiões. Entende-se que o domínio destas variáveis na formação do frete age no sentido de viabilizar a elaboração de estratégias de negociação, bem como da minimização de conflitos nas negociações à medida que os custos são reconhecidos pelas partes.-
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