Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9240
Título: Estudo de alocação de recursos em redes de acesso utilizando ferramentas da teoria dos jogos e algoritmos genéticos
Autor : Lara, Ricardo Antônio Naberegny de
Primeiro orientador: Moreira, Renata Couto
Primeiro membro da banca: Monserrat Neto, José
Palavras-chave: Redes de acesso
Teoria dos jogos
Algoritmos genéticos
Interpretação geométrica
Nucleolus
Restrições
Simplex
Data da publicação: 4-Mai-2015
Referência: LARA, R. A. N. Estudo de alocação de recursos em redes de acesso utilizando ferramentas da teoria dos jogos e algoritmos genéticos. 2002. 74 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2002.
Resumo: Foi estudado o problema de alocação de custos entre clientes de uma rede de acesso. Seus fundamentos, limitações, implicações e recursos matemáticos necessários à sua resolução. Foram apresentadas considerações e deduções do problema, que foi modelado como sendo um jogo na forma cooperativa. Um importante resultado obtido foi a análise por diversos ângulos do problema, bem como sua interpretação geométrica. Partindo-se do entendimento do problema, da interpretação geométrica, e do estudo de um algoritmo exato para a obtenção do nucleolus cuja complexidade de tempo e espaço é exponencial, chegou-se a uma proposta de heurística que trabalha com um número linear de restrições, com base no uso de Algoritmos Genéticos associados ao Simplex.
Abstract: We studied the problem of cost allocation among users of an access network. Its foundations, limitations, implications, and mathematics resources necessaries to the problem resolution. We presented considerations and deductions about the problem, which was modeled as a cooperative game. An important result accomplished was an analisys by different perspectives as well as its geometric interpretation. Starting with the problem understanding and the study of an exact algorithm to obtain the nucleolus whose complexity of time and space is exponential, and also the geometric interpretation of the problem, we obtained a proposal of an heuristic which works with a linear number of constraints, based on the use of Genetic Algorythm associated to Simplex.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9240
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.