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dc.creatorRamos, Patrícia de Siqueira-
dc.date.accessioned2015-05-04T21:15:33Z-
dc.date.available2015-05-04T21:15:33Z-
dc.date.issued2015-05-04-
dc.date.submitted2002-12-16-
dc.identifier.citationRAMOS, P. S. Sistema automático de geração de horários para a ufla utilizando algoritmos genéticos. 2002. 77 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9244-
dc.description.abstractThe problem of formation of school schedules, also known by the term Timetabling, consists of arranging encounters between teachers and students in a period of time previously fastened, in way to satisfy a group of restrictions. A lot of variants of the problem of Timetabling have been proposed in the literature, and they differ for the type of teaching institution involved, universities or medium schools, and for the type of restrictions imposed to the problem. For the accomplishment of this work, it was adopted as model a solution obtained for Timetabling of a school, to solve the same problem of the Universidade Federal de Lavras, that it has a computerized system, however manual. The Genetic Algorithms constitute a strategy for solution of problems, especially of optimization, where the high mathematical complexity doesn't allow the use of exact methods. Robust, generic and easily adaptable, they use concepts of natural selection of Darwin and they base its operation on a learning process and it looks for inside of a population of solutions. This approach was chosen for the problem of the generation of Timetabling because this it is shown of difficult modelling and solution due to the great number of restrictions and involved factors, in addition form to allocate the resources appropriately obeying these restrictions. The main difficulty was in the combination of the parameters so that a good solution was found. All of the added resources and adaptations presented satisfactory behavior in relation to the generated hourly grating, however some improvements could be incorporate to the system so that the developed application can be used in UFLA.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAlgoritmos genéticospt_BR
dc.subjectGestão acadêmicapt_BR
dc.subjectTimetablingpt_BR
dc.titleSistema automático de geração de horários para a ufla utilizando algoritmos genéticospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Olinda Nogueira Paes-
dc.contributor.referee1Moreira, Renata Couto-
dc.contributor.referee1Silva, Ricardo Martins de Abreu-
dc.description.resumoO problema de formação de horários escolares, também conhecido pelo termo Timetabling, consiste em arranjar encontros entre professores e alunos em um período de tempo previamente fixado, de modo a satisfazer um conjunto de restrições. Muitas variantes do problema de Timetabling têm sido propostas na literatura, e diferem pelo tipo de instituição de ensino envolvida, universidades ou escolas médias, e pelo tipo de restrições impostas ao problema. Para a realização deste trabalho, adotou-se como modelo uma solução obtida para o Timetabling de um colégio, para se resolver o mesmo problema da Universidade Federal de Lavras, que conta com um sistema informatizado, porém manual. Os Algoritmos Genéticos constituem uma estratégia para solução de problemas, especialmente de otimização, onde a alta complexidade matemática não permite o uso de métodos exatos. Robustos, genéricos e facilmente adaptáveis, utilizam conceitos do princípio de seleção natural de Darwin e baseiam seu funcionamento num processo de aprendizagem e busca dentro de uma população de soluções. Esta abordagem foi escolhida para o problema da geração de grades horárias porque esta se mostra de difícil modelagem e solução devido ao grande número de restrições e fatores envolvidos, além de que forma alocar os recursos adequadamente obedecendo à estas restrições. A principal dificuldade se encontrou na combinação dos parâmetros para que uma boa solução fosse encontrada. Todos os recursos adicionados e adaptações apresentaram comportamento satisfatório em relação às grades horárias geradas, porém algumas melhoras poderiam ser incorporadas ao sistema para que o aplicativo desenvolvido possa ser usado na UFLA.pt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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