Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCC - Departamento de Ciência da Computação >
DCC - Programa de Pós-graduação Lato sensu >
DCC - Administração em Redes Linux – ARL – Especialização (Monografias) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9276

Título: Maia Mailguard: Controle de spam baseado em uma interface web
Autor(es): Costa, Heitor Augustus Xavier
Assunto: Correio Eletrônico
Filtro Antispam
Data de publicação: 5-Mai-2015
Referência: GERASEEV JÚNIOR, V. Maia Mailguard: Controle de spam baseado em uma interface web. 2008. 68 p. Monografia (Especialização em Administração de Redes Linux) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
Resumo: Nos dias atuais, o correio eletrônico se tornou uma ferramenta essencial para realizar comunicação ágil e eficiente, porém elavem sendo mal utilizada, para fins de envio de propagandas, geralmente não solicitada pelos usuários, conhecidas comospam. Atualmente, existem técnicas que podem ser usadas para filtrar o spam, porém a identificação das mensagens de spam éum processo extremamente complicado. Caso não seja possível classificar corretamente uma mensagem, a ocorrênciade um falso positivo é mais grave que um falso negativo, ou seja, visualizar uma mensagem com propaganda é melhor doque a perda de uma mensagem importante. Existem diversos filtros antispam que são boas soluções para evitar o recebimento do spams, mas esbarram no problema do falso positivo. Focando nesta contexto, este trabalho apresenta uma ferramenta que auxilia no combate ao spam, Maia Mailguard, e, principalmente, previne o falso positivo, pois coloca a decisão final do que deve ou não ser filtrado para o usuário decidir. Para a elaboração deste trabalho, foi feita uma revisão teórica da problemática do spam e das técnicas usadas para sua filtragem e foram descritos os principais recursos do Maia Mailguard e detalhados os passos necessários para sua aplicação em um ambiente de produção. Finalmente, foram colhidos os resultados do uso da ferramenta no período de 54 meses em um ambiente de produção e, através destes resultados, foi feita uma análise para obter uma conclusão significativa das medidas de eficiência, precisão e popularidade do Maia Mailguard.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9276
Aparece nas coleções: DCC - Administração em Redes Linux – ARL – Especialização (Monografias)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
MONOGRAFIA_Maia Mailguard Controle de spam baseado em uma interface web.pdf1,32 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback