Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCC - Departamento de Ciência da Computação >
DCC - Programa de Pós-graduação Lato sensu >
DCC - Administração em Redes Linux – ARL – Especialização (Monografias) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9517

Título: Qos – qualidade de serviço em tcp ip
Autor(es): Sica, Fernando Cortez
Correia, Luiz Henrique Andrade
Lacerda, Wilian Soares
Data de publicação: 13-Mai-2015
Referência: LEAL, M. A. A. Qos – qualidade de serviço em tcp ip. 2004. 92 p. Monografia (Especialização em Administração em Redes Linux) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2004.
Resumo: As redes IP constituem o grande universo de milhões de computadores interligados em todo o mundo com uma expectativa constante de crescimento. Estas redes se desenvolveram com facilidade devido o crescimento da Internet e pela homologação do TCP/IP como protocolo de suporte às aplicações em redes e não há nenhum aceno em relação a mudanças deste panorama devido à grande massa de computadores usando TCP/IP nas suas comunicações, sejam elas caseiras ou corporativas. Sendo assim, o IP torna-se o padrão universal de suporte para aplicações, pois está presente em milhões de máquinas espalhadas por todo o mundo. As redes TCP/IP foram desenvolvidas com o discurso de que poderiam ser usadas sobre qualquer tipo de meio físico, sendo estes de qualquer tecnologia, apresentando ou não confiabilidade, com alto ou baixo desempenho. Como o TCP/IP é um protocolo simples, ele tem algumas restrições como, por exemplo, a falta de garantia no trânsito de pacotes, atrasos, etc. Com o crescimento e diversificação das aplicações (voz, multimídia, vídeoconferência, etc) sobre IP, precisou-se avaliar as limitações do IP, buscando alternativas para adequá-lo à nova realidade, pois a banda está compartilhada com um número cada vez maior de usuários podendo ocorrer congestionamento e possíveis perdas de pacotes. Para que se obtenha uma garantia de que o serviço será realizado é preciso aplicar tecnologias que permitam atingir um nível de tráfego satisfatório e confiável para os dados e aplicações. O objetivo desta monografia é mostrar alternativas que viabilizem uma qualidade no serviço sobre IP, discutindo os parâmetros, os protocolos e os mecanismos envolvidos com a garantia de qualidade de serviço com ênfase nas redes de pacotes tipo IP, mostrando vantagens e desvantagens das tecnologias existentes para cada necessidade.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9517
Aparece nas coleções: DCC - Administração em Redes Linux – ARL – Especialização (Monografias)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
MONOGRAFIA_Qos – qualidade de serviço em tcp ip.pdf612,42 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback