Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9584
Título: Análise de resíduos biológicos como subsídio para implantação de um programa de gerenciamento na Universidade Federal de Lavras
Autor : Naime, Íris Helena Antunes
Primeiro orientador: Magriotis, Zuy Maria
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: Saczk, Adelir Aparecida
Primeiro membro da banca: Peconick, Ana Paula
Rodrigues, Luciano dos Santos
Área de concentração: Gestão de Resíduos e Efluentes
Palavras-chave: Programa de gerenciamento
Resíduos biológicos
Segurança em laboratório
Management programme
Biological residues
Safety in the laboratory
Data da publicação: 15-Mai-2015
Referência: NAIME, I. H. A. Análise de resíduos biológicos como subsídio para implantação de um programa de gerenciamento na Universidade Federal de Lavras. 2014. 128 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia em Inovações Ambientais)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
Resumo: Este estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico e identificar a percepção e nível de informação das pessoas envolvidas com os resíduos biológicos, em todas as etapas de gerenciamento, segregação, acondicionamento, identificação, transporte, tratamento, armazenamento e disposição final dos resíduos biológicos e resíduos perfurocortantes gerados nos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão e no hospital no Campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Por meio de um questionário, foi possível analisar os resíduos gerados, classificá-los e relatar o nível de percepção e informação sobre a melhor forma de gerenciamento de resíduos sólidos biológicos gerados nos laboratórios da Universidade e apontar a forma de gerenciamento correto para estes seguindo as determinações da Lei 12.305/10, RDC ANVISA 306/2004 e Resolução CONAMA 358/2005. Com foco nessa proposta de trabalho, os resultados apontaram para a falta de informação da maioria dos envolvidos sobre a relevância do tema em estudo, seus perigos para a saúde e para o meio ambiente. Porém, foi de grande interesse por parte de todos os participantes, conhecer mais sobre o tema e contribuir para mudanças e adaptações para encontrar a melhor forma de gerenciar esses resíduos, com o entendimento que assim, estarão dando uma contribuição para melhorar segurança e qualidade de vida deles e de todos que frequentam os laboratórios da Universidade, bem como cuidando de um bem comum para as presentes e futuras gerações. É fundamental considerar as diferentes dimensões do impacto que um plano de gerenciamento de resíduos ocasiona, desde a criação de condições que minimizem os riscos com a exposição ocupacional e a contaminação ambiental, e ainda o papel de educador. Neste sentido, a implementação do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, coloca-se na posição de iniciar uma reflexão interna visando à incorporação de princípios e práticas ambientalmente mais seguras.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9584
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCF - Tecnologias e Inovações Ambientais - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.