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Título: Evaluation of the acceptability, nutrition and labelling characteristics of different brands of yogurt
Título Alternativo: Avaliação da aceitabilidade, características nutricionais e da rotulagem de diferentes marcas de iogurte
Autor(es): Carneiro, J. D. S.
Menezes, C. C.
Pinto, S. M.
Cláudio, M. A.
Borges, A.
Pinheiro, A. C. M.
Assunto: Sensorial analysis
Focus group
Nutrition labeling
Publicador: Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Data de publicação: 2011
Referência: CARNEIRO, J. D. S. et al. Evaluation of the acceptability, nutrition and labelling characteristics of different brands of yogurt. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, v. 65, n. 377, p. 21-28, Nov./Dez. 2011.
Resumo: Este estudo teve como objetivos avaliar as opiniões e a s preferência s dos consumidores em relação a diferentes marcas comerciais de iogurte e suas respectivas embalagens e a adequação dos seus rótulos às normas de rotulagem, visando pro- por melhorias para a umentar a compet iti vida de desses produtos no mercado. Avaliaram-se quatro ma rca s c ome rcia i s de iogu rte sa bor mor a ngo, produzidas em laticínios da região de Lavras-MG (A, B, C e D) e suas respectivas embalagens. Rea- lizou-se o teste de aceitação em duas sessões (ava- liação das embalagens e dos produtos) e sessões de grupo de foco. Para avaliar a adequação dos rótu- los dessas marcas às resoluções RDC no 259/2002, RDC no 359/2003 e RDC n° 360/2003 foram feitas determinações de proteína, lipídeos, carboidrato, fibra cálcio e sódio. O iogurte da marca D apresen- tou grande aceitabilidade, sendo que os consumi- dores gosta ram ta nto da sua embalagem quanto do produto contido na mesma. A embalagem e o iogurte da marca A t ambém foram bem aceitos pelos consumidores, mas, a ssim como o iogurte da marca D, apresentou irregularidades em relação às normas de rotulagem nutricional obrigatória. A maioria dos consumidores gostou das embalagens dos iogurtes da s ma rcas B e C, entreta nto nã o gostaram dos produtos contidos nas mesmas. Os rótu los dos iogurtes da s marcas B e C esta vam, também, em desconformidade com as normas de rotulagem nutricional obrigatória. Segundo os par- tic ipa ntes da s t rês sessões de gru po de foco, a marca, a data de validade e o preço são os fatores de maior relevância na hora da compra de iogurte.
Abstract: This study aimed to evaluate consumer opinions and preferences in relation for different brands of yogurts and their packaging and the adaptation of their labels to the labeling norms. Were evaluated four commercial brands of strawberry flavored yogurt (A, B, C and D) and their respective packaging, produced by dairy product plants in the area of Lavras-MG. Held the acceptance test, which was carried out in two sessions (evaluation of the packaging and the yogurts) and focus group sessions. The compliance of the labels from those brands to resolutions RDC no . 259/2002, RDC no . 359/2003 and RDC no . 360/ 2003 were determinations made of protein, lipids, carbohydrates, fiber, calcium and sodium. The yogurt of brand D presented high acceptability, and the consumers liked its packaging as well as the product contained within it. The packaging and the yogurt of brand A was also well accepted by the consumers, but, as with yogurt brand D, presented irregularities in relation to the obligatory nutritional labeling norms. Most of the consumers liked the packaging of the yogurt brands B and C, however they did not like products contained within. The B and C brand yogurt labels were, also, in non-compliance with the norms of obligatory nutritional labeling. According to the participants of the three focus group sessions, the brand, the expiration date and the price are the most relevant factors at the time of a yogurt purchase.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/9621
Idioma: en
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